ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Programa da Prefeitura quer preservar Lagoa Itatiaia por meio de parcerias

“Lagoa Itatiaia Viva” foi criado por leio municipal e institui ações para preservação ambiental do local

Izabela Sanchez | 05/09/2018 08:10
Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes (arquivo/Campo Grande News)
Lagoa Itatiaia, no bairro Tiradentes (arquivo/Campo Grande News)

A Prefeitura de Campo Grande, por meio de lei municipal, criou um programa de preservação da Lagoa Itatiaia, cartão postal do bairro Tiradentes. O Programa Lagoa Itatiaia Viva deve realizar ações de manutenção e conservação, apoio à pesquisa e realizar parcerias entre a administração municipal de instituições.

O município fica responsável pela manutenção e recuperação ambiental da área, que será estudada por meio de avaliação técnica. As ações podem ocorrer por meio do Propam (Programa de Parceria Municipal) ou de parcerias com a iniciativa privada.

Na Lagoa, placas deverão ser fixadas no solo e nas lixeiras, orientando sobre o descarte adequado de resíduos, proteção da mata ciliar e da pesca. As despesas, orienta a lei, também podem ser custeadas por meio de parcerias com a iniciativa privada.

Ficou de fora do projeto, ainda assim, os dispositivos que proibiam a pesca no local. Alvo de polêmica, a lei é de autoria do vereador Eduardo Romero (Rede), e estabelecia a proibição até emissão de laudo ambiental técnico.

Há quase quatro anos, o ex-prefeito Gilmar Olarte (sem partido) vetou projeto de proibição alegando que este restringiria cidadãos que "até mesmo pela condição financeira, não tem condições de levar até a sua mesa um alimento que possa nutrir a fome de seu semelhante".

Nos siga no Google Notícias