A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

30/09/2014 07:49

Projeto para, pichadores agem livremente e sujam toda a cidade

Aline dos Santos
Nas Moreninhas, obra de UPA foi inaugurada por vândalos. (Foto: Marcelo Victor)Nas Moreninhas, obra de UPA foi "inaugurada" por vândalos. (Foto: Marcelo Victor)

Com o projeto contra a pichação parado para ajustes, os prédios públicos viram painéis para os vândalos. Ao mostrar as obras paradas da Prefeitura de Campo Grande, a reportagem se deparou com duplo prejuízo: projetos milionários sem cumprir a finalidade de atender a população e alvos de depredação.

“Desde o ano passado tem o Campo Grande contra a pichação. Mas o projeto está sendo ajustado com as demais secretarias”, afirma o comandante da Guarda Municipal, coronel Jhonys Cabreira. Enquanto o programa não retorna, ele afirma que a guarda reforçou as rondas e faz monitoramento por meio da equipe do serviço reservado. “Quando menos esperarem, vamos pegar algumas pessoas”, diz.

Na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) das Moreninhas, com investimento de R$ 3,6 milhões, a obra parada estampa as marcas do vandalismo pelas paredes. A mesma sina tem a UPA do Jardim Santa Mônica. Lançada em 2012, no valor de R$ 3 milhões, a construção inacabada tem pichações no muro.

No Jardim Tijuca, uma obra de Ceinf (Centro de Educação Infantil) foi tomada pelo mato e alvo dos pichadores. De acordo com Jhonys Cabreira, a guarda está em 554 pontos.

No entanto, outros 220 locais ficam sem efetivo diante de um déficit de 500 guardas. Criada pela Lei Municipal 2.749, de 10 de agosto de 1990, a Guarda Municipal conta, atualmente, com 1.354 pessoas.

O comandante afirma que não há como ficar em todos os espaços públicos da cidade. Neste cenário, a aposta é na intensificação das rondas. Um ponto que teve segurança ampliada foi o Paço Municipal, na avenida Afonso Pena.

Os guardas, que já atuavam na segurança patrimonial, controlam a entrada e saída de veículos. A medida é para que o local não seja usado como estacionamento. Ou seja, por pessoas que ocupam vagas sem, de fato, irem à prefeitura.

Saudade - Na Orla Morena, local onde foi lançado o projeto “Campo Grande contra a pichação”, a inciativa deixou saudades. “Seria bastante interessante se voltasse”, salienta o presidente da Associação Amigos da Orla, Ricardo Sanches Oliveira.

O programa foi lançado em abril do ano passado. “Teve uma melhora considerável, porque alguns jovens foram convidados para participarem de oficinas em escolas públicas da região. Era a arte do grafite e não pichação. O projeto parou e ficou mais complicado. Ainda que seja feito o levantamento pela Guarda Municipal e rondas ostensivas pela Polícia Militar, continua bastante expressiva a onda de pichação”, afirma.

No Tjuca, obra parada de Ceinf é alvo de pichadores. (Foto: Marcelo Calazans)No Tjuca, obra parada de Ceinf é alvo de pichadores. (Foto: Marcelo Calazans)
Pichações chegam até ao topo de prédios. (Foto: Marcos Ermínio)Pichações chegam até ao topo de prédios. (Foto: Marcos Ermínio)

Promotoria e prefeitura firmam acordo para recuperar área de preservação
Foi celebrado entre o MPE (Ministério Público Estadual) e a prefeitura de Campo Grande acordo para recomposição da vegetação nativa da área de preser...
Concurso recebe inscrições para 83 vagas técnico-administrativas
Seguem abertas as inscrições para o concurso que oferece 83 vagas para técnico-administrativos em Educação na UFMS (Universidade Federal de Mato Gros...
Vice-governadora visita projeto em que detentos reformam escolas
O projeto "Pintando e Revitalizando a Educação com Liberdade", desenvolvido pelo Poder Judiciário estadual, foi conhecido e elogiado na sexta-feira (...
Crianças do Vespasiano Martins recebem Papai Noel e ganham presentes
As crianças do loteamento Vespasiano Martins, na periferia de Campo Grande, receberam a visita especial do Papai Noel neste sábado (16). Foram distri...


Nunca teve projeto contra pixação em Campo Grande, como assim projeto pára?
 
Max nahas em 30/09/2014 11:00:12
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions