ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Reitores de MS criam conselho para sugerir políticas a governo e prefeituras

Reitor da UEMS será primeiro presidente do grupo, que inicia discussões não só da atuação dos executivos, mas também os planos para a educação pública nas escolas do Estado

Rafael Ribeiro e Leonardo Rocha | 21/08/2017 11:07
Ministro José Mendonça Bezerra Filho discursa ao lado de autoridades, como o governador (Foto: João Paulo Gonçalves)
Ministro José Mendonça Bezerra Filho discursa ao lado de autoridades, como o governador (Foto: João Paulo Gonçalves)
Fábio Edir dos Santos, primeiro presidente do conselho de reitores, após sua posse (Foto: Leonardo Rocha)
Fábio Edir dos Santos, primeiro presidente do conselho de reitores, após sua posse (Foto: Leonardo Rocha)

Reitores de universidades públicas e particulares de Mato Grosso do Sul anunciaram na manhã desta segunda-feira (21) a criação de um conselho especial de gestores que irá se propor a selar parcerias entre as instituições de ensino superior para fornecer propostas de políticas públicas para municípios e também o Governo Estadual.

Durante o evento, que aconteceu na Assembleia Legislativa, no Parque dos Poderes (zona leste), e que contou com a presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB) e do ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, além de prefeitos, foi eleito Fábio Edir dos Santos, reitor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), como o primeiro presidente do conselho.

Segundo Santos, seu mandato, o primeiro do conselho, será excepcional, com duração de 18 meses. Depois os pleitos para a eleição dos novos mandatários acontecerá anualmente.

“Os professores universitários precisam auxiliar os prefeitos em diversas áreas e também orientar e capacitar os estudantes de diversas áreas”, disse Santos.


O reitor da UEMS disse que os trabalhos iniciais do grupo focarão trabalhos de incentivo à tecnologia, informações, formação de servidores e projetos voltados à formação básica de alunos nas escolas públicas.


“Essa união é digna de aplausos”, disse o governador Azambuja. “Eles vão se sentar à mesa e discutir formas de ajudar a sociedade.”


Ainda de acordo com Filho, o primeiro projeto de impacto do conselho será o de avalizar as pesquisas que envolvem o governo estadual na rota de integração latino americana, com o corredor biooceânico que ligará o Estado ao Oceano Pacífico por uma rota sul-americana. Nos projetos avaliados, está o de construção de uma ponte sobre o Rio Paraguai.

Evento – Além da criação do conselho universitário, o evento na Assembleia com o ministro serviu para outras solenidades. O presidente da Casa, Júnior Mocchi (PMDB) instituiu o dia 21 de agosto como o dia estadual do ensino superior.

Segundo Azambuja, nos próximos anos a data já integrará o calendário oficial do Estado e estão previstos eventos, como a realização de debates de políticas públicas. “Nossa intenção é valorizar as universidades que existem aqui, sejam federais ou federais”, disse.

Ainda nesta segunda, o ministro também participa da assinatura de largada das obras do centro de professores do Laboratório de Tecnologia e Processamento de Carne (Qualicarne) e ampliação do restaurante universitário, ambos na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Nos siga no Google Notícias