ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Revitalizado, relógio da Calógeras será reinstalado na quarta-feira

Símbolo municipal foi retirado para reforma e será entregue às 19h

Izabela Sanchez | 21/08/2018 17:34
Fotografia mostra versão "antiga" do relógio (Divulgação/PMCG)
Fotografia mostra versão "antiga" do relógio (Divulgação/PMCG)

Considerado um dos principais símbolos de Campo Grande, o relógio da Calógeras foi retirado do local onde é exibido, no cruzamento entre a Avenida Afonso Pena e a Calógeras. Conforme a administração municipal, foi totalmente revitalizado e será entregue à população nesta quarta-feira (22), às 19 horas.

O monumento será batizado de Dr. Renato Barbosa de Rezende, após o projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal de Campo Grande. A Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) organizou o processo de revitalização do monumento.

“O relógio é um símbolo importante na história de Campo Grande, especialmente para o centro de nossa cidade. A gestão Marquinhos Trad, devolve o relógio reformado e em funcionamento, atende o pedido da sociedade e em especial do Rotary Club, que construiu e entregou à cidade o relógio. Amanhã ele receberá o nome do doutor Renato Barbosa de Rezende e faz uma justa homenagem a uma pessoa que lutou muito para preservá-lo”, comentou a titular da Sectur, Nilde Brun.

Não é a primeira vez que o símbolo é retirado, revitalizado e devolvido. O relógio foi construído no canteiro central na esquina da Avenida Afonso Pena e Calógeras, réplica do antigo relógio da Rua 14 de Julho. O antigo relógio foi inaugurado em 1933, na esquina da Avenida Afonso Pena e Rua 14 de Julho.

O local marcou encontros políticos, por isso é considerado um monumento símbolo de progresso e da democracia. Ali, aconteceram desfiles cívicos, passeatas, manifestações culturais e o “footing”, nome dado à “paquera”, antigamente.

A Prefeitura relembra que o símbolo foi demolido em 1970 por conta do aumento no fluxo de veículos no trânsito na área central. Uma réplica foi erguida novamente em 1999, dessa vez na Calógeras, em comemoração aos 100 anos de emancipação política da Capital.

Nos siga no Google Notícias