ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Saída de últimos moradores determina o fim de favela às margens do lixão

Guilherme Henri | 15/04/2016 12:09
Solteiros afirmam que não tem para onde ir (Foto: Marcos Ermínio)
Solteiros afirmam que não tem para onde ir (Foto: Marcos Ermínio)

Depois de 40 dias, a desocupação dos último cinco barracos ainda existentes na Cidade de Deus terminou por volta das 11h, desta sexta-feira (15) de maneira pacífica, determinando o fim da favela às margens do lixão de Campo Grande, onde havia em torno de 400 famílias. Ação contou com o apoio do Batalhão de Choque da Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Corpo de Bombeiros, Samu e maquinários da Prefeitura.

Os barracos foram derrubados e eram de propriedade de solteiros que não conseguiram área nos quatro novos loteamentos para onde as famílias que estavam na cidade foram realocados. Entretanto, o fim da Cidade de Deus significa apenas o começo para eles.

Desesperado, o gari Jorge Ladeia do Prado, 29 anos, disse que já sabe para onde seus móveis serão levados: a casa de um amigo. Mas, seu destino é incerto. “Meu plano é dormir cada noite na casa de um parente para não incomodar até eu conseguir me organizar. Morei na cidade de Deus durante um ano e cinco meses e neste período consegui ‘limpar meu nome’, agora o próximo passo será conquistar minha casa própria”, desabafa.

A remoção começou no início de março. Foram 52 famílias realocadas para o Vespasiano,118 para o Bom Retiro, 98 para o Teruel e 40 famílias para o Jardim Canguru.

Para estas famílias, a Prefeitura iniciou um processo de cessão de área e mutirão para construir casas. Porém, os solteiros da comunidade precisaram arrumar outro lugar para morar.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, era contabilizado que 160 solteiros ficariam sem área. No decorrer na desocupação o número caiu para 60, pois muitos deixaram a cidade voluntariamente. Ontem (14) o número caiu para 23 e na manhã de hoje restaram apenas cinco.

Nos siga no Google Notícias