ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Capital

Salões de beleza apostam em agendamentos e suspendem até cafezinho e bolo

Estabelecimentos precisam cumprir compromissos de biossegurança para frear dissipação do novo coronavírus

Jones Mário e Lucas Mamédio | 09/04/2020 09:59
Álcool 70% agora é praxe para limpeza de superfícies dos salões e centros de estética (Foto: Kísie Ainoã)
Álcool 70% agora é praxe para limpeza de superfícies dos salões e centros de estética (Foto: Kísie Ainoã)

Os salões de beleza e centros de estética estão autorizados a reabrir a partir desta quinta-feira (9), em Campo Grande, após aprovação do plano de contenção de riscos e biossegurança. Em adaptação, os estabelecimentos vão priorizar o agendamento e até suspender a tradicional mesa com cafezinho e bolo para o cliente em espera, medidas impostas para evitar aglomerações.

Depois de 17 dias com portas fechadas, Reni Garcia tratou de providenciar a limpeza de seu salão, localizado na Rua 13 de Maio, Centro da Capital. As cadeiras foram distanciadas umas das outras em pelo menos 2 metros, como manda resolução publicada ontem.

Dada a localização do salão de beleza, a demanda espontânea de Reni supera os agendamentos. Mas ela garante que, para evitar tumultos, vai pedir para o cliente voltar mais tarde ou esperar do lado de fora. Como em outros segmentos, o setor de beleza e estética deve reduzir sua capacidade de atendimento em 70%.

Segmento conseguiu flexibilização para reabrir após apresentar plano de contenção de riscos (Foto: Kísie Ainoã)
Segmento conseguiu flexibilização para reabrir após apresentar plano de contenção de riscos (Foto: Kísie Ainoã)

Reni conta que conseguiu pequeno desconto no aluguel do imóvel, que fez pouca diferença após passar mais da metade do mês sem nenhuma renda.

“Era abrir agora ou fechar de vez”, decreta Reni.

Ana Paula de Souza, 29 anos, é funcionária comissionada e, por isso, também depende do movimento para honrar seus compromissos. “Não sei como ia pagar as contas se não voltasse a trabalhar”, relata.

Cliente do salão, Patricia Maidana, 20, chegou enquanto o local ainda passava por minuciosa limpeza. “Eu já estava desesperada para fazer a sobrancelha”, disse, enquanto aguardava.

À frente - A rede Morena Mulher foi a responsável pela apresentação do plano de contenção de riscos que permitiu a reabertura de todos os salões de beleza e centros de estética da Capital.

Reni vai pedir para cliente voltar depois ou esperar do lado de fora para evitar aglomerações (Foto: Kísie Ainoã)
Reni vai pedir para cliente voltar depois ou esperar do lado de fora para evitar aglomerações (Foto: Kísie Ainoã)

Conforme o diretor de marketing Rodrigo Diniz, o grupo correu para dar orientações e treinamento aos funcionários. Procedimentos como uso de máscara de proteção facial, antes adotados apenas pelas depiladoras, agora passam a fazer parte da rotina de manicures e cabeleireiros.

A demanda espontânea foi suspensa na rede, que passa a atender apenas por agendamentos, a fim de controlar melhor o fluxo de clientes. Cartazes com orientações serão fixados em todas as lojas.

Tradicional, a mesa com cafezinho e bolo para os clientes em espera foi suspensa, também como iniciativa para evitar circulação e aglomeração.

A higienização passa a ser feita com maior frequência, com álcool 70% nas superfícies e pano com água sanitária no piso. Os funcionários passam a operar em regime de escala, a fim de adequar o número de trabalhadores à quantidade de clientes.

Item indispensável em meio à pandemia, álcool em gel não pode faltar nos salões (Foto: Kísie Ainoã)
Item indispensável em meio à pandemia, álcool em gel não pode faltar nos salões (Foto: Kísie Ainoã)

Ainda segundo Diniz, o formato de atendimento à domicílio, improvisado pela rede durante o período de portas fechadas para atenuar o impacto no faturamento, foi incorporado em definitivo ao rol de serviços. O sistema tem tabela de preços diferenciada.

Contemplados - Se encaixam na resolução que regulamentou a volta dos salões de beleza os serviços barbearias, maquiagem, esmalterias, estética, micropigmentação e tatuagem; bem como cabeleireiros, barbeiros, manicures, podólogos, esteticistas, tatuadores e body piercers autônomos.

Confira a galeria de imagens:

  • Ana Paula de Souza comemorou poder voltar ao trabalho (Foto: Kísie Ainoã)
  • Reni Garcia higieniza todo o salão de beleza (Foto: Kísie Ainoã)
  • Patricia Maidana estava "desesperada" para fazer sobrancelha (Foto: Kísie Ainoã)
  • Diretor de marketing da rede Morena Mulher, Rodrigo Diniz (Foto: Kísie Ainoã)
  • (Foto: Kísie Ainoã)
Nos siga no Google Notícias