Santa Casa recebe novo equipamento para atender pacientes do SUS
Sistema é avaliado como uma das melhores tecnologias disponíveis no mundo para exames gastrointestinais por imagem
A Santa Casa recebeu equipamento de alta tecnologia para exames de endoscopia digestiva que começam a ser oferecidos aos pacientes do SUS. O novo processador de vídeo utiliza o sistema NBI (Narrow Banding Imaging), considerado uma das melhores tecnologias disponíveis no mundo para exames gastrointestinais por imagem. O sistema tem ondas de luz capazes de penetrar na mucosa, assim é possível constatar pelas imagens em alta definição a presença de minúsculas lesões e detectar qualquer anormalidade de forma precoce.
De acordo com o médico Thiago Alonso Domingos, responsável pelo Serviço de Endoscopia da Santa Casa, o funcionamento do novo processador agregou mais quatro tubos para realização de exames, sendo dois de endoscopia e dois de colonoscopia.
“Quanto melhor você enxerga, melhor consegue tratar o paciente. Toda a equipe ficou extremamente feliz assim que soube que o hospital conseguiu adquirir esses equipamentos, pois os que foram substituídos já apresentavam maior necessidade de manutenção. Então, com esses novos equipamentos, oferecemos maior qualidade no exame, melhorando a chance de diagnóstico e de tratamento também. A segurança agora é muito maior”, diz.
O superintendente da Gestão Médico-hospitalar, Luiz Kanamura, disse que a Santa Casa de Campo Grande é o único hospital do Estado a realizar estes exames de urgência 24 horas por dia através do SUS. “Estamos proporcionando o que há de melhor, em termos de tecnologia, para os pacientes que são encaminhados pelo sistema de regulação para atendimento em nosso hospital”, disse.