A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

17/06/2012 09:43

Saúde alerta sobre cuidados para evitar contaminação pelo vírus da gripe suína

Viviane Oliveira

A Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul informa a população sobre os cuidados a serem tomados para evitar riscos de contaminação pelo vírus da gripe A - H1N1- popularmente conhecida como gripe suína.

De acordo com a Diretoria de Vigilância em Saúde, é importante que a população mantenha os cuidados referentes à higienização das mãos com água e sabão, após tossir ou espirrar, após o usar banheiro, antes de refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz.

Para pacientes que apresentem sintomas da gripe, é necessário evitar sair de casa durante o período de transmissão da doença, evitar o contato com outras pessoas suscetíveis à doença, caso não seja possível, usar máscaras cirúrgicas.

Evitar aglomerações em ambientes fechados, mantendo o ambiente devidamente ventilado, além das recomendações como repouso, alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

É importante que as pessoas que não foram imunizadas durante a Campanha Nacional de Prevenção à Gripe, realizada entre os dias 5 de maio e 1º de junho deste ano, procurem os postos de saúde de seus municípios para se vacinar o quanto antes.

A vacina é segura e protege contra os principais vírus da gripe entre eles o da influenza A (H1N1). Entre os adultos saudáveis, a vacina pode prevenir entre 70% e 90% de casos de gripe. Entre idosos, reduz as doenças graves e complicações em até 60%, e as mortes em 80%. A vacinação pode reduzir ainda entre 32% e 45% as hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade.

Em caso de sintomas, a secretaria informa que o paciente deve se dirigir imediatamente a uma unidade de saúde para que os cuidados médicos iniciais sejam feitos através equipes especializadas para o tratamento precoce da doença.

Casos - Na semana passada a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a morte de duas pessoas, em Campo Grande, vítimas do vírus da gripe suína.

Segundo a coordenadora de vigilância epidemiológica da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Erci Hirota, Só em Campo Grande 29 casos foram notificados, destes sete confirmados, incluindo as duas mortes.

Duas pessoas morreram por gripe suína na Capital, confirma Saúde
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a morte de duas pessoas, em Campo Grande, vítimas do vírus da gripe A - H1N1- popularmente conhecid...
Após necropsia, corpo de jovem com suspeita de H1N1 é velado em Porto Murtinho
O corpo do jovem Elder Chaparo, de 24 anos, morto com sintomas de H1N1 (gripe suína) ou dengue, está sendo velado em Porto Murtinho, onde morava com ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions