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Capital

Saúde corrige dados e diz que houve aumento de 40% de consultas de pré-natal

Sesau havia confirmado número 7 vezes maior de detecção de gravidez em ano de pandemia

Tainá Jara | 09/09/2020 15:35
Saúde corrige dados e diz que houve aumento de 40% de consultas de pré-natal
Consultas de pré-natal são consideradas essenciais para bom desenvolvimento do bebê (Foto: Divulgação/Agência Brasil)

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) corrigiu dados que indicavam número 7 vezes maior de gestações detectadas em 2020, ano de pandemia, em relação ao mesmo período do ano passado. Na verdade, o aumento detectado foi de 40% nas consultas de pré-natal.

Tabelas encaminhadas à reportagem do Campo Grande News indicavam que entre janeiro e agosto do ano passado, houve 4.175 gravidezes detectadas e, no mesmo período deste ano, 27.432 mulheres descobriram a gestação e buscaram as unidades de saúde para atendimento.

Esses números, no entanto, conforme a Sesau, não estão corretos, pois, além de considerarem apenas uma das plataformas utilizadas pela saúde para controle, são relativos a registros feitos por diferentes profissionais de saúde ao atender gestantes. Desta forma, uma mesma gestante pode ser atendida tanto por assistentes sociais quanto por enfermeiros e médicos.

Considerando as duas plataformas, Hygia e E-SUS, as consultas pré-natal aumentaram 40% na Capital. Entre janeiro e agosto de 2019, foram registrados 34.977 atendimentos a gestantes contra 48.932 no mesmo período deste ano.

“Há um aumento significativo na quantidade de atendimentos de pré-natal realizados em 2020”, afirma a nota encaminhada pela Sesau.

Conforme a secretária, são utilizadas duas bases de dados: o sistema Hygea, que está sendo substituído, e o e-SUS, que está em implantação desde o ano passado. “Durante o ano de 2019, como ainda estava acontecendo a implantação do sistema e-SUS, a maior parte dos atendimentos foram lançados no Hygea, sendo 26.201, em contraposição aos 8.746 da nova base de dados”.

Em 2020, a implantação do sistema e-SUS já está mais consolidada, sendo a partir de então a maioria dos atendimentos registrados nessa plataforma, totalizando até o momento 45.166 contra 3.766 no sistema Hygea.

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