ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Saúde investiga 10 casos suspeitos de zika vírus em Campo Grande

Flávio Paes | 01/12/2015 23:29

No mesmo dia em que a Vigilância Epidemiológica contabilizou 58 notificações de pacientes com sintomas de dengue nas últimas 48 horas em Campo Grande, o secretário municipal de Saúde, Ivandro Fonseca, confirmou nesta terça-feira que estão sob investigação 10 casos de zika vírus registrados na cidade. A doença, também transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, provoca sintomas parecidos, porém mais brandos do que os da dengue: febre, dor de cabeça e no corpo e manchas avermelhadas.

Em todo o Estado, há 38 casos suspeitos, com registros também em Aquidauana, Anastácio, Corumbá, Coxim e Dourados, onde inclusive há um caso de bebê com midrocefalia. O secretário garante que foi reforçado o trabalho de prevenção para controlar a proliferação de focos do mosquitos.

A ação abrange o trabalho de mutirão de limpeza que mobiliza 250 funcionários (dedicados a retirada de objetos que possam servir de recipiente de água onde larvas do mosquito possam proliferar) e 10 equipamentos de borrifação. Na sexta-feira está programada o dia "D" contra a dengue, que inclui um "abraço" no mercadão municipal, com participação de 2.500 servidores da saúde.

No último final de semana, o governo brasileiro confirmou a relação entre o vírus zika e a microcefalia, uma infecção que provoca má-formação do cérebro de bebês. Um dos casos foi registrado em Dourados. O temor do aparecimento de mais caso é reforçado porque as autoridades de Saúde do Paraguai já confirmaram o registro de casos da doença em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz fronteira seca com Ponta Porã.

Nos siga no Google Notícias