ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Saúde pública “ouviu” 3 mil reclamações e 402 elogios em 2017

O telefone da Ouvidoria SUS é o (67) 3314-9955 e recebe ligações a cobrar

Aline dos Santos | 26/01/2018 08:50
Rede pública de saúde motivou 13 mil atendimentos na Ouvidoria do SUS. (Foto: Marcos Ermínio)
Rede pública de saúde motivou 13 mil atendimentos na Ouvidoria do SUS. (Foto: Marcos Ermínio)

A Ouvidoria do SUS (Sistema Único de Saúde) registrou 13.120 atendimentos no ano passado em Campo Grande. O balanço também mostra um abismo entre problemas e situações dignas de elogio. Em 2017, 22% dos contatos, equivalente a 3.013 atendimentos, foram para reclamações. Enquanto o percentual de elogio foi de 3,06%, num total de 402.

Ainda conforme o relatório anual, divulgado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), 41,59% dos contatos foram para solicitações (5.456 atendimentos). As denúncias correspondem a 16,70% dos atendimentos (2.191). Outros 2.021 atendimentos foram para informações (15,40%) e 37 sugestões (0,28%).

Já o assuntos mais solicitado foi sobre assistência à saúde: 40,36%. O termo inclui as demandas que abordam a necessidade de procedimentos médicos em todos os níveis de complexidade (área ambulatorial e hospitalar).

O telefone da Ouvidoria SUS é o (67) 3314-9955 e recebe ligações a cobrar. Neste caso, os atendentes retornam a chamada para concretizarem o registro da demanda. É possível atender até cinco chamadas simultâneas.

Ao ligar, o usuário precisa informar o número do Cartão SUS e os dados são cruzados com o site do Ministério da Saúde, garantindo a identificação do reclamante. Com a identificação, é informado o número de protocolo de atendimento e o prazo para resposta da solicitação.

O atendimento também é feito presencialmente das 7h às 17h, na Rua Bahia, 280, na sede da Sesau. O contato ainda pode ser feito por meio dos emails: ouvidoria@sesau.capital.ms.gov.br ou ouvidoria@sesau.campogrande.ms.gov.br

Saúde pública “ouviu” 3 mil reclamações e 402 elogios em 2017
Nos siga no Google Notícias