ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEGUNDA  29    CAMPO GRANDE 25º

Capital

Saúde realiza “Dia D” de campanha contra dengue, zika e chikungunya nesta sexta

Equipes percorrerão Bairro Aero Rancho em busca de focos e orientando moradores

Adriel Mattos | 19/11/2021 07:34
Campanha foi lançada no início do mês. (Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo/Subcom-MS)
Campanha foi lançada no início do mês. (Foto: Edemir Rodrigues/Arquivo/Subcom-MS)

A SES-MS (Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso do Sul) realiza nesta sexta-feira (19), o “Dia D” da Campanha de Combate à Dengue, Zika e Chikungunya. O evento será às 9h, no Parque Ayrton Senna, em Campo Grande.

Titular da SES, Geraldo Resende alertou que as pessoas não devem se descuidar das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “É preciso lembrar que a dengue tem feito vítimas em nosso Estado, por isso, a importância desta campanha. A comunidade deve estar atenta, porque 80% dos reservatórios com proliferação estão nas casas das pessoas”, declarou.

Segundo o assessor militar da pasta, coronel Marcelo Fraiha, o Corpo de Bombeiros vai auxiliar as equipes de saúde.

“Nós teremos a participação de 180 agentes municipais da saúde, com a participação da Defesa Civil, Polícia Militar e Ambiental, além de militares do Corpo de Bombeiros Militar, que darão suporte com o apoio de drones. Escolas da região também irão participar. Blitze educativas também irão acontecer nas imediações, assim como visitas em residências e comércios das regiões”, elenca.

Dia D – Como ação estratégica para reduzir os focos do mosquito, agentes vão percorrer as principais ruas do Bairro Aero Rancho e imediações do Parque Ayrton Senna.

Para controlar a proliferação do mosquito, é preciso evitar água parada, em qualquer época do ano, mantendo bem tampados tonéis, caixas e barris de água, caixas d'água; acondicionar pneus em locais cobertos; remover galhos e folhas de calhas; não deixar água acumulada sobre a laje; encher pratinhos de vasos com areia até a borda ou lavá-los uma vez por semana e fazer sempre a manutenção de piscinas.

Além disso, é importante trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana; colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas; fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais; manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo; tampar ralos; catar sacos plásticos e lixo do quintal, entre outras medidas que impeçam o acúmulo de água e de sujeiras.

A campanha foi lançada no último dia 4 de novembro. Para este ano, diversas ações de conscientização foram programadas como a realização de webinários, visitas técnicas a municípios, lançamento da 3ª etapa do sistema e-Visitas e início da nova fase do Programa Wolbachia.

Nos siga no Google Notícias