ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Prevalência de mosquitos que evitam dengue passa dos 60% em vários bairros

Projeto soltou em dezembro do ano passado vários Aedes aegypti com bacteria Wolbachia

Nyelder Rodrigues | 06/10/2021 07:55
Armadilha usada para "pegar" mosquitos e, assim, coletar os dados sobre sua proliferação. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)
Armadilha usada para "pegar" mosquitos e, assim, coletar os dados sobre sua proliferação. (Foto: Henrique Kawaminami/Arquivo)

Dez meses após a realização da soltura de mosquitos Aedes aegypti - transmissor da dengue, chikungunya e zika - com a bactéria Wolbachia, a prevalência desses insetos em cinco regiões de Campo Grande já ultrapassa a marca de 60%, conforme monitoramento feito pela equipe que comanda o projeto na capital sul-mato-grossense.

Iniciado em dezembro do ano passado, a soltura dos mosquitos com a Wolbachia visa combater a proliferação das doenças infecciosas transmitidas pelo Aedes. No caso, a bactéria presente nos insetos impede que os vírus da dengue, zika e chikungunya, além da febre amarela, se desenvolvam e assim, sejam transmitidos aos humanos.

Entre os bairros que fazem parte da primeira fase do Projeto Wolbachia, estão o Guanandi, Aero Rancho, Batistão, Coophavilla II, Jardim Centenário, Lageado e Tijuca - ambos localizados nas regiões sul e sudoeste da cidade.

Originalmente, a referida bactéria - que é presente em cerca de 60% dos insetos - não é encontrada no organismo dos Aedes aegypti. Contudo, com elas no corpo, os mosquitos acabam se reproduzindo e repassando-a uns aos outros.

Assim, de forma gradativa, vai se aumentando o número de mosquitos com a Wolbachia, conforme verificado em coleta realizada pela equipe. Para isso, são usadas ovitrampas, armadilhas para mosquitos usadas no dia a dia pelos agentes.

De todos os bairros da primeira etapa, apenas o Lageado e Tijuca possuem uma prevalência do mosquito com Aedes considerada média, entre 40% e 59%. Mesmo assim, o resultado é considerado satisfatório, visto que há uma tendência de crescimento.

O método - Chamado RCT (sigla que em português significa Estudo Clínico Randomizado Controlado), pesquisa feita em Yogyakarta, cidade da Indonésia, aponta uma redução de 77% na incidência de dengue e redução em 86% de hospitalizações em decorrência da doença em áreas tratadas com a bactéria Wolbachia.

No Brasil, dados preliminares observacionais apontam redução de cerca de 70% dos casos de dengue, 60% de chikungunya e 40% de zika nas áreas onde houve a liberação dos Aedes aegypti com a bactéria Wolbachia, introduzida por pesquisadores do WMP, iniciativa global sem fins lucrativos, que trabalha para proteger a comunidade global.

Nos siga no Google Notícias