A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

30/03/2011 09:03

Secretaria de Saúde da Capital abre mais três pontos para fazer o cartão do SUS

Paula Vitorino

Campo Grande News denunciou na sexta-feira problemas enfrentados para retirar cartão do SUS. (Foto: João Garrigó)Campo Grande News denunciou na sexta-feira problemas enfrentados para retirar cartão do SUS. (Foto: João Garrigó)

Para atender a grande demanda de pessoas que ainda precisam fazer o cartão do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande decidiu nesta semana descentralizar o serviço e disponibilizar mais três locais para o atendimento da população, além de um plantão na central de atendimento.

A reportagem do Campo Grande News denunciou na última sexta-feira (25) a situação que os usuários do SUS enfrentam para retirar o cartão e não correr o risco de ficar sem atendimento na rede pública de saúde. O prazo para fazer o cartão era até abril.

O atendimento era feito apenas na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e chegava a demorar cerca de 2h. As pessoas tinham de enfrentar problemas como filas longas, falta de atendentes e informação, além de estrutura inadequada.

Os novos pontos de cadastramento do cartão serão nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) dos bairros Coronel Antonino, Vila Almeida e Guanandy. O atendimento começa a ser feito a partir de segunda-feira (4) nos locais, em horário comercial.

Já neste sábado (2), haverá plantão na central de atendimento, que fica na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) – Rua Bahia, 280, Centro. O serviço será feito das 7h às 13h.

A documentação exigida para o cadastramento do cartão continua a mesma. Os usuários devem levar até os locais de atendimento o RG ou certidão de nascimento/casamento e um comprovante de residência no nome do cadastrado no serviço – são aceitos boletos bancários, de lojas e contas de telefone, água e luz para comprovação.

A Sesau ressalta que o usuário deve levar o documento original, pois não serão aceitas cópias.

Prazo - A exigência da apresentação do cartão do SUS para atendimento na rede pública, que antes deveria começar já a partir do dia 1° de abril, será estendida até o fim do mês.

De acordo com a Secretaria, o mês de abril foi definido como prazo para a exigência definitiva do cartão porque até o final dele deverá ser concluída a implantação de um novo sistema de informatização em todas as unidades de saúde da Capital.

Entre as novidades do sistema, está a possibilidade dos usuários marcarem consultas nas UBSs pelo telefone.



Agora q o prazo foi prorrogado vou assistir de camarote mais gente deixando tudo p/ o fim do mês em cima da hora duvidam?!?!?! Brasileiro deixa tudo para última hora e depois vai reclamar de superlotação para a imprensa afinal é assim que esse país funciona. Tem 2 semanas fui eu meu esposa e minha filha se cadastrar pois mesmo tendo plano de saúde é bom ter cadastro no SUS (é direito de todo mundo!!!!!) pq nunca se sabe quando pode precisar. Fui bem atendida e tinha muita gente mas o atendimento fluiu, ainda mais pq me preocupei de levar todos os documentos. Já estamos cadastrados e não passei por qualquer problema. Uma dica: não deixem para última hora aproveitem que aumentaram os postos de cadastro onde o atendimento é ainda mais rápido. Fikdik.
 
Katiúscia Fontenele em 30/03/2011 10:45:27
Bom dia,
Olha foi uma ótima iniciativa aumentar mais três pontos de atendimento, mas bem que eles poderiam também colocar na PRAÇA ARY COELHO, iria facilitar, pois muitas pessoas trabalham no comercio ai não precisa ter que pagar mais 2 passagens de ônibus indo até a SESAU.
 
Shirley Cruz Silveira em 30/03/2011 10:18:55
Fiz esse cadastro há mais de cinco anos,não recebi pelo correio.Fui a SESAU,há anos atrás,o cartão estava lá,mas com dados incorretos,fiquei cerca de duas horas(ainda era na treze)sai com o provisório.No início de 2010,retornei e fui informada que não iria receber um novo cartão,teria que permanecer com o provisório(o de papel).A perda de tempo é absurda...espero que agora melhore.
 
neide de oliveira em 30/03/2011 09:03:27
Concordo com o comentário da Shirley, pois a gente trabalha durante a semana toda, temos intervalo de uma hora ou duas hora de almoço, não há tempo para fazermos a carteira, devido a demora no atendimento, outro local sugerido é que todos as unidade de saúde regional de 24 horas, fizessem os cadastros.
 
NAIELLY MAYARA em 30/03/2011 02:10:32
Eu já fiz este cartão a amais de um ano e o pessoal la de casa tambem outros já o fizeram a mais tempo, o pessoal la do sesau disseram que o cartão iria pelo correio mais até hoje ainda não chegou, até perdi meio dia de serviço uma vez e foi lá na procura-lo e ainda não estava pronto, gostaria de saber se alguem recebeu?, ou o cartão é mesmo só aquela cópia que entregam na hora do cadastro?
 
DIVINO RIBEIRO em 30/03/2011 02:05:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions