ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Secretaria de Saúde da Capital abre mais três pontos para fazer o cartão do SUS

Paula Vitorino | 30/03/2011 09:03

Campo Grande News denunciou na sexta-feira problemas enfrentados para retirar cartão do SUS. (Foto: João Garrigó)
Campo Grande News denunciou na sexta-feira problemas enfrentados para retirar cartão do SUS. (Foto: João Garrigó)

Para atender a grande demanda de pessoas que ainda precisam fazer o cartão do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande decidiu nesta semana descentralizar o serviço e disponibilizar mais três locais para o atendimento da população, além de um plantão na central de atendimento.

A reportagem do Campo Grande News denunciou na última sexta-feira (25) a situação que os usuários do SUS enfrentam para retirar o cartão e não correr o risco de ficar sem atendimento na rede pública de saúde. O prazo para fazer o cartão era até abril.

O atendimento era feito apenas na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e chegava a demorar cerca de 2h. As pessoas tinham de enfrentar problemas como filas longas, falta de atendentes e informação, além de estrutura inadequada.

Os novos pontos de cadastramento do cartão serão nas UBSs (Unidade Básica de Saúde) dos bairros Coronel Antonino, Vila Almeida e Guanandy. O atendimento começa a ser feito a partir de segunda-feira (4) nos locais, em horário comercial.

Já neste sábado (2), haverá plantão na central de atendimento, que fica na sede da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) – Rua Bahia, 280, Centro. O serviço será feito das 7h às 13h.

A documentação exigida para o cadastramento do cartão continua a mesma. Os usuários devem levar até os locais de atendimento o RG ou certidão de nascimento/casamento e um comprovante de residência no nome do cadastrado no serviço – são aceitos boletos bancários, de lojas e contas de telefone, água e luz para comprovação.

A Sesau ressalta que o usuário deve levar o documento original, pois não serão aceitas cópias.

Prazo - A exigência da apresentação do cartão do SUS para atendimento na rede pública, que antes deveria começar já a partir do dia 1° de abril, será estendida até o fim do mês.

De acordo com a Secretaria, o mês de abril foi definido como prazo para a exigência definitiva do cartão porque até o final dele deverá ser concluída a implantação de um novo sistema de informatização em todas as unidades de saúde da Capital.

Entre as novidades do sistema, está a possibilidade dos usuários marcarem consultas nas UBSs pelo telefone.

Nos siga no Google Notícias