ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Secretário afirma que “mutirões” da saúde já atenderam 8 mil pessoas na Capital

Leonardo Rocha | 29/06/2013 11:46
Secretário destaca que mutirões evitam gastos maiores com tratamentos (Foto: Marcos Erminio)
Secretário destaca que mutirões evitam gastos maiores com tratamentos (Foto: Marcos Erminio)

O secretário municipal de saúde, Ivandro Correa Fonseca, afirmou hoje durante mutirão da saúde no CEM (Centro Especializado Municipal) que cerca de 8 mil pessoas já foram beneficiadas por esta iniciativa desde maio, e que as ações irão continuar até o final do ano, intercalando as “especialidades” a população.

Hoje a prefeitura disponibilizou 23 médicos no CEM e três médicos no Hospital São Julial. No primeiro, são 19 endocrinologistas e três oftalmologistas. No segundo, apenas especialistas em glaucoma. “Tem pessoas que estão esperando há três anos por esta consulta, e somente após esta iniciativa poderá ter um diagnóstico e encaminhamento para cirurgia ou outro procedimento”, afirmou Ivandro.

Segundo o secretário, a prefeitura ligou para os pacientes marcando a consulta e pediu que eles já antecipassem exames que eram necessários, para adiantar o tratamento. “Eles já chegam com os exames prontos e os médicos já podem dar o diagnóstico”, explicou.

A prefeitura também fez uma parceria com a instituição Lions Clube, que está disponibilizando “óculos” para os pacientes que necessitam. Para aqueles que precisam de outro tratamento, também estão 14 médicos clínicos gerais disponíveis.

Projeto – De acordo com o secretário este projeto de “consulta única” conseguiu atender na semana passada 500 pacientes de ginecologia, além de estender a ação para os bairros. “Trouxemos esta ideia do Instituto de Milão na Itália, pois investimos R$ 10 mil e deixamos de gastar R$ 100 mil com a doença evoluída”, destacou Ivandro.

Ele ainda adiantou que em edições anteriores, o projeto atendeu três mil pacientes de psiquiatria em uma lista de 4.500 de espera. “Estas ações devem amenizar a situação da saúde no município, que precisa da atenção do poder público”, ressaltou ele.

Nos siga no Google Notícias