A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

04/11/2012 13:19

Sem desistir, mãe luta pelos filhos e sonha em vê-los trabalhando

Luciana Brazil
Sem desistir, mãe luta pelos filhos e sonha em vê-los trabalhando
Dona Guimar tentou internar o filho várias vezes.Dona Guimar tentou internar o filho várias vezes.

Mãe de cinco filhos, três deles dependentes químicos, além de um esquizofrênico, dona Guiomar Moura de Paula, 61 anos, é o retrato constante de uma mãe que não se cansa de lutar. Diariamente, ela vê dois dos filhos ociosos em casa, sem trabalho e lamenta a situação.

Por causa do vício, o filho Renato de 28 anos foi levado, por mais de uma vez, pelo Corpo de Bombeiros, depois de ficar agressivo querendo dinheiro para comprar droga. No dia da entrevista, o jovem havia acabado de ser levado para um posto de saúde. “Não sei como aguento essa rotina”, disse ela com o netinho no colo.

Apesar dos rompantes de abstinência, o jovem trabalha, é casado e tem um filho de um ano. A esposa lembra que o marido não sofria com o vício quando começaram a namorar.

“Ele tinha tido problema antes de a gente começar a namorar, mas ele não usava mais”, conta a menina.

Há alguns anos, Guiomar deixou São Paulo na tentativa de começar uma nova vida depois de se separar do marido. Em Campo Grande, longe da filha, que ficou na cidade paulista, ela cuida de toda família, mas não esperava que a vida ficasse assim.

Na casa, além dos quatro filhos, moram também a nora e o neto. O sustento da família vem da pequena aposentadoria que Guiomar recebe.

“Meu sonho é que eles comecem a trabalhar. Além de largar a droga, queria ver eles trabalhando”.

O cômodo vazio é o quarto do filho Renato, levado pelo Corpo de Bombeiros. O cômodo vazio é o quarto do filho Renato, levado pelo Corpo de Bombeiros.

Com uma prótese na perna esquerda por causa de um acidente de moto, ainda em São Paulo, Guiomar se divide aqui entre mãe e avó. O filho mais velho, que chegou a quatro meses de São Paulo, veio fugindo da dor da recente separação, assim como a mãe fez alguns anos atrás.

“Eu era usuário, mas agora parei. Quero arrumar um trabalho”, disse o filho mais velho. 

Tantos problemas não fazem a mulher forte desistir da vida. "Mesmo com tudo isso, tenho que cuidar deles e do meu neto. Fica todo mundo doente aqui. Minha nora ta magrinha, não aguenta mais", desabafou.

O filho esquizofrênico, segundo a mãe, ficou doente depois de tanto se drogar. "Ele fica deitado o dia todo. Não faz nada, até porque não consegue".

Renato já recebeu ajuda, mas Guiomar conta que de nada adiantou.

Apesar da luta, ela se diz forte e sonha com uma vida melhor.Apesar da luta, ela se diz forte e sonha com uma vida melhor.
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...
Homem tem corpo queimado em acidente doméstico e morre na Santa Casa
Após dois dias internado, José Loureiro da Cruz, 49 anos, morreu por volta das 6h30 desta sexta-feira (15) na Santa Casa em decorrência de acidente d...


É isso dona Guiomar, não desista, continue lutando que a senhora em nome do Nosso Senhor Cristo vai vencer. Tudo que está acontecendo em sua vida é uma experiência para que mais tarde a senhora possar ajudar aquelas mães que estão pelo mesmo processo.
Mas lembre-se sempre que Jesus é o dono da vida...da morte...é Dono de tudo e procure a Ele nas madrugadas que Ele vai lhe mostrar o caminho verdadeiro, e a solução para todos os seus problemas. Que Deus abençõe você e sua familia...
 
Edineuza de Carvalho Ferreira em 05/11/2012 12:20:40
A BIBLIA FALA QUE O DIABO VEM PARA MATA, ROUBAR E DESTRUIR. DRª GUIOMAR DEUS VEM PARA DAR VIDA E PAZ, AGORA E MOMENTO DE DOBRAR O JOELHO E CLAMAR A DEUS, E SO CONFIAR QUE NA HORA CERTA, DEUS VAI ENTRA COM PROVIDENCIA.
QUE DEUS TE ABENÇOI.
 
JOSEMAR ALVES VIEIRA em 05/11/2012 10:29:24
Alexandre espero que nunca aconteça isso na sua família pois com certeza não teriam apoio nenhum devido a sua ignorância que Deus abençoe essa mãe e com certeza Ele honrara sua luta
 
soraia lombardi em 05/11/2012 09:39:58
Parabénss mamãe por ser essa pessoa guerreira e batalhadora e nunca desistir das pessoas que vc ama.... tenho apenas 24 anos mais minha mãe passa isso com meu irmão e sei muito bem o quanto é dificil essa vida,,, parabéns para todas as mães que lutam pelos seus filhos e nunca desistiii deles...
 
Suelen Paiva em 05/11/2012 09:12:44
Esta senhora esta fasendo o que qualquer mae faz, e louvavel isso de uma mae alias e comum repito, Uma sugestao e ela se aproximar destes grupos de ajuda Tipo :AMOR EXIGENTE, -,NARCOTICOS ANONIMOS(estes tem um grupo pra familiares) pra saber como enfrentar o problema e ajudar de forma certa seus filhos dependentes.
A verdade nua e crua e que; UM DEPENDENTE QUIMICO, SO DEIXA DE USAR QUANDO SENTE PERDAS -ELES PRECISAM VER QUE ESTAO PERDENDO POR SI MESMOS. nao adianta "ALIVIAR" os problemas deles, eles tem que VER problemas enfrentar, resolver.
o mais comum e esta facilitacao e eles vao continuando porque nao veem os PROBLEMAS...
SE OUTROS RESOLVEM, porque eles vao querer e necessitar resolver ????
por mais duro que seja eles teem que perceber que so eles PODEM MUDAR SUAS VIDAS...
 
Luiz Ferraz em 05/11/2012 05:25:44
Fiquei triste ao ver esta reportagem, sera que nao tem ninguem para ajudar essa senhora tao sofrida,que ainda tem tanta força para enfrentar tudo isso, vamos nos unir e fazer alguma coisa por esta familia, ja que os nossos representantes nao o faz,tbem, procure uma igreja evangelica la vc vai encontrar soluçao para o teu problema......que Deus te de mais e mais força para essa luta tao grande.
 
ELAIR T M ROSSA em 05/11/2012 01:37:09
Se eles se colocassem no lugar da mãe e refletissem com o mínimo de amor que tem pela mesma, largariam o vício! Para essa senhora ter paz, somente desistindo deles assim como desistiram dela! Parte dela agora e não mais deles. Espero que ela pense muito e faça algo para a sua vida, ela merece coisa melhor que estes filhos.
 
Alexandre de Souza em 04/11/2012 21:57:12
Dona Guiomar é uma guerreira!! Com certeza, sairá vitoriosa dessa luta. É uma lição de vida...um exemplo de amor à família, o que a impulsiona a lutar sempre e nunca desistir.
Muito fofo, o netinho dela!!
 
Jane Cintra em 04/11/2012 20:25:13
D. Guiomar, a Senhora é o exemplo de Mulher forte e guerreira. Que Deus possa lhe fortalecer no seu dia a dia, com certeza vencerá os obstáculos e adversidades que a vida lhe impõem. Continue com essa firmeza e dedicação de mãe e avó, e acima tudo, confiança em DEUS, certamente seus dias serão melhores. Deixo-lhe uma mensagem da Bíblia para refletir na sua Luta e Esperança, do Livro de Josué, em que Deus falou a este, quando então, sucedeu Moisés na condução do Povo Hebreu à Terra Prometida: "...todos os dias da tua vida: como fui com moisés, assim serei contigo: não te deixarei nem de desampararei. " Josué 1 : 5 ". Um grande abraço.
 
Gilberto Manvailer em 04/11/2012 17:17:40
QUE LUTA!






nei salviano






 
NEI SALVIANO em 04/11/2012 15:53:48
Dona Guiomar, a senhora é uma guerreira, isso mesmo, nunca desista de lutar por seus filhos e Deus de alguma forma irá te recompensar...grande abraço...
 
adilson zavatin em 04/11/2012 15:04:58
Uma mãe de verdade, corajosa como a senhora Dona Guiomar merece toda a ajuda do mundo, aqui em Campo Grande a senhora vai conseguir salvar seus filhos e dar a volta por cima, o povo daqui é maravilhoso, sempre tem um coração aberto, hospitaleiro, a senhora vai conseguir tenho certeza. Em São Paulo é cada um por si. Aqui não, aqui sempre olham uns pelos outros. Se apegue a Deus não existe força maior. Logo a Senhora vai olhar para trás e dizer "Eu Venci"aqui nesta cidade, salvei meus filhos. Estou orando pela senhora. Fique com Deus.
 
Neuci Augusta Fonseca em 04/11/2012 14:22:06
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions