ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem filas, começa eleição para conselheiros tutelares

Eleitores de todo o estado escolhem representantes para o Conselho Tutelar neste domingo

Por Jhefferson Gamarra e Idaicy Solano | 01/10/2023 08:06
Escola Municipal Tomaz Ghirardelli durante a abertura dos portões para votação (Foto: (Henrique Kawaminami)
Escola Municipal Tomaz Ghirardelli durante a abertura dos portões para votação (Foto: (Henrique Kawaminami)

Neste domingo (1º), os eleitores de todos os municípios brasileiros estão comparecendo às urnas para eleger seus representantes nos conselhos tutelares. Em Campo Grande, a abertura dos portões dos locais de votação, às 8h, ocorreu sem grandes filas, e o movimento nos primeiros minutos foi bastante tranquilo.

Na Escola Municipal Tomaz Ghirardelli, localizada no Parque do Lageado, o maior local de votação da Capital, apenas cerca de 15 pessoas aguardavam a abertura dos portões. Assim que as portas se abriram, todos entraram sem tumultos e votaram rapidamente.

Romilda Rodrigues, copeira de 54 anos, esperando no local de votaçaõ (Foto: Henrique Kawaminami)
Romilda Rodrigues, copeira de 54 anos, esperando no local de votaçaõ (Foto: Henrique Kawaminami)

Romilda Rodrigues, copeira de 54 anos, compartilhou sua opinião sobre a candidata que escolheu para o conselho tutelar, que é de seu convívio pessoal. "Minha escolha é porque, na minha opinião, ela é a melhor para cuidar de crianças e será uma boa opção para o conselho tutelar. Nunca precisei acionar, mas sei que eles ajudam a conseguir vaga na escola e auxiliar famílias e crianças abandonadas. É um trabalho importante", disse.

Terezinha Madalena da Silva, dona de casa de 65 anos uma das primeiras a votar (Foto: Henrique Kawaminami)
Terezinha Madalena da Silva, dona de casa de 65 anos uma das primeiras a votar (Foto: Henrique Kawaminami)

Terezinha Madalena da Silva, dona de casa de 65 anos, também conhece pessoalmente a candidata em quem votou e destacou as qualidades pessoais da candidata para a escolha. "Minha candidata é bem próxima. Tenho certeza de que, se ela ganhar, será uma bênção. Ela é viúva, mas é jovem. Ela tem uma filha acometida por várias doenças e cuida com muito carinho. Tem muita experiência dentro de casa e empatia. Ela será uma excelente opção. É muito importante eleger pessoas que enxergarão tudo isso, porque vemos muitas crianças sofrendo, e ninguém resolve nada."

Para participar da eleição do Conselho Tutelar, os eleitores precisam estar em situação regular com a Justiça Eleitoral. É necessário comparecer a um dos 56 pontos de votação em Campo Grande, levando o título de eleitor e um documento oficial com foto, como RG, CNH, passaporte ou Carteira Profissional.

O horário de votação é das 8h às 17h. Qualquer denúncia relacionada ao processo eleitoral deve ser comunicada imediatamente ao CMDCA, pelo telefone 2020-1204 ou pelo e-mail cmdcacampogrande@gmail.com.

A participação da população é facultativa, porém é fundamental para garantir a integridade do processo de escolha dos representantes do Conselho Tutelar e, assim, promover um futuro melhor para as crianças e adolescentes de Campo Grande.

Confira os locais de votação da Capital:


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias