ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Enquetes

Enquete: 71% dos leitores não votarão nas eleições para conselheiros

Quem respondeu que iria votar lamentou o descaso e considera a função de extrema importância

Por Clara Farias | 01/10/2023 07:55
Cabine de votação em escola pública de Campo Grande (Foto: Arquivo)
Cabine de votação em escola pública de Campo Grande (Foto: Arquivo)

A maioria dos leitores, 71%, informou na enquete do Campo Grande News deste sábado (30), que não pretende votar na eleição para conselheiro tutelar hoje, 1º de outubro. Apenas 29% relataram que pretendem comparecer na eleição.

A eleição começa às 8h e vai até 17h. Em todo o País, serão escolhidos representantes para 6,1 mil conselhos tutelares, ocupando 30,5 mil vagas.

Nesta semana, já questionamos se os leitores haviam escolhido candidato a conselheiro, na ocasião, 66% responderam que não. A reclamação foi de que as campanhas estavam sendo pouco divulgadas.

Uma dessas manifestações, da eleitora Ro Sutil, afirmou que a eleição para conselheiro tutelar deveria ser tão importante quanto as eleições municipais. “A sociedade nunca é informada sobre essa eleição. É muito triste ver o descaso a respeito de algo tão sério, que é o cuidado com nossas crianças e adolescentes”, pontuou.

Nas redes sociais do jornal, as poucas pessoas que afirmaram que vão votar, comentaram sobre a importância de escolher quem irá zelar pelos direitos das crianças e adolescentes sul-mato-grossenses. Valeria Kerche é uma delas "é de extrema importância a participação da população", comentou.

Em 2019, o número de comparecimento em Campo Grande foi de 20.166 pessoas, correspondendo a 3,4% do eleitorado

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Eleições - Neste domingo (1°) acontece as eleições para o conselho tutelar. Até sexta-feira, Campo Grande tinha 112 candidatos, mas contando os que entraram com mandado de segurança, o número subiu para 118, que concorrem a 40 vagas como titulares. A lista ainda terá 80 suplentes.

A votação acontecerá em 56 escolas, em escolas públicas respeitando a zona eleitoral de cada eleitor. Para votar é preciso levar um documento oficial com foto e estar em dia com os débitos na Justiça Eleitoral.

A lista com endereço dos locais de votação e candidatos com seus respectivos números pode ser acessada aqui embaixo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias