ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Capital

Sem novas doses, Capital só terá reforço contra covid na segunda-feira

Capital tem doses da Janssen armazenadas, que não podem ser usadas por fazerem parte de estudo no interior

Adriano Fernandes | 04/07/2021 17:45
Dose de vacina contra a covid-19. (Foto: Paulo Francis)
Dose de vacina contra a covid-19. (Foto: Paulo Francis)

A Capital voltou a suspender parte do cronograma de imunização contra covid-19, por falta de vacinas. Nesta segunda-feira (05), haverá apenas a aplicação da 2ª dose da Coronavac para quem tomou a 1ª até 13 de junho, e da Astrazeneca para quem tomou a 1ª dose até o dia 5 de maio.

Nesta semana, o município deve dedicar o calendário exclusivamente à aplicação da dose de reforço por conta da falta de novas doses para dar andamento à vacinação da população.

Somente neste domingo (04), 8.273 pessoas foram vacinadas na Capital, que já atingiu total de 210.071 (21.11%) moradores vacinados com as duas doses dos imunizantes. Outras 388.574 pessoas tomaram apenas a primeira dose, o que equivale a 42.88% da população.

Contrassenso - Enquanto faltam doses na Capital e sequer há previsão para chegada de novas remessas, Corumbá e Ladário, cidades que fazem fronteira com a Bolívia tiveram baixa procura nos postos de vacinação neste domingo (4). As duas cidades fazem parte de um estudo de efetividade e impacto da vacinação.

Ao todo 13 municípios receberão 165.500 doses da vacina da Janssen para a realização do estudo, sendo 70% no primeiro envio e 30% posteriormente. Parte do quantitativo que ainda será enviado na segunda remessa está armazenado na Capital, porém, não poderá ser utilizado na imunização de campo-grandenses, mesmo agora, quando faltam vacinas.

A decisão de estocar 30% das doses da Janssen foi decidida na última reunião da CIB (Comissão Intergestora Bipartite), que é formada pelos secretários municipais de saúde de Mato Grosso do Sul e a cúpula da saúde do governo do Estado. Em votação ocorrida na ocasião, o secretário de saúde da Capital, José Mauro votou contra a estocagem das vacinas, mas foi voto vencido.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Nos siga no Google Notícias