A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

01/03/2013 15:59

Sem previsão de entregar kit escolar, pais recebem a lista de material

Paula Vitorino

Com quase um mês de aula e sem a entrega de kit escolar, os pais de alunos de escolas municipais tiveram um gasto a mais nas contas: material escolar. Algumas escolas até entregaram uma lista com os produtos necessários e que deveriam ser comprados pelos pais.

Na Escola Municipal Irmã Irma Zorzi, na Vila Coutinho, a lista ainda seguia com explicação de que “devido a transição da Prefeitura o material não foi escolar entregue e era para os pais adquirirem aos poucos, para não atrapalhar o desenvolvimento dos filhos”.

A mãe de um estudante de 9 anos, Thaís de Mattos Cezar, 28 anos, diz que o aviso foi entregue logo no início das aulas e ela providenciou os materiais com medo de que o filho fosse prejudicado.

Mas optou por substituir alguns itens para opções mais baratas, como por exemplo, o caderno de capa dura por capa normal. A lista ainda inclui lápis, régua, lápis de cor, caderno grande de desenho, borracha, apontador e cola bastão.

Em outra escola, Professor José de Souza, no bairro Oliveira, a direção não chegou a enviar lista, mas os pais também tiveram de providenciar os materiais conforme a necessidade dos filhos.

Denilaine Luz Lara, de 32 anos, diz que esperava que o kit fosse entregue junto com o uniforme, como acontecia nos anos anteriores, mas foi surpreendida com a despesa a mais no orçamento.

“Eu tive que comprar tudo porque não mandaram. Só veio o uniforme”, conta. Ela tem um filha de 11 anos que estuda há 6 anos na escola.

Falha – O kit escolar para os alunos era entregue no início do ano letivo junto com o uniforme. No ano passado, o ex-prefeito Nelson Trad Filho fez a entrega apenas dos uniformes para o ano letivo de 2013.

Na época, ele afirmou que a licitação para a compra dos kits foi cancelada por pedido do atual prefeito Alcides Bernal (PP). A alegação era de que a próxima administração queria fazer a pesquisa de preço e contratar o serviço.

Mas a nova licitação não foi aberta nesse ano e, com isso, o ano letivo começou sem os alunos receberam os materiais.

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa da Prefeitura, que afirmou ainda não ter informação sobre a situação.



Esqueceram do governo??? Ainda não entregou o kit escolar.
 
Nelci costta em 02/03/2013 18:10:33
Faço das palavras da Ivone Arguelho as minhas: Gozado né? Na minha época, os pais que quizessem manter os filhos em escolas públicas, tinham que pagar mensalidade, comprar o uniforme, o material escolar e a merenda e pagar o transporte. Hoje em dia é tudo de graça e o povo ainda reclama? Estamos passando por uma fase de transição, onde o atual prefeito vem tendo muitos inconvenientes e dificuldades porque a administração anterior não deixou tudo nos trilhos. Nelsinho Trad ficou 8 anos na administração da cidade, Alcides Bernal assumiu há apenas 2 meses, como querem que o homem arrume uma casa que foi bagunçada por tanto tempo em tão pouco período? Não custa esses pais e mães, que saem fazendo filhos sem pensar e depois querem que os órgãos públicos os sustentem e criem, arcarem um pouco co
 
Juliana Lopes em 02/03/2013 16:57:13
Gente de CG Não queria MUDANÇA esta ai... ja começou...Agora fica reclamando do que??? voces mesmo elegeu o HOMEM... agora aguentaaaaaaaaaaa...kkkkkk
 
Antonia Dias em 02/03/2013 07:53:03
isso está na constituição escolar, LDB 9394/96. tem que se cumprido. vm mexer o corpinho BernaL
 
angela alencar em 01/03/2013 23:35:57
Nossa se arrependimento matasse não votaria no Bernal que burrice, fora Bernal..
 
Julio Cesar em 01/03/2013 23:33:15
eu fico estarrecido com certos comentarios que vejo aqui pessoas dizer que bernal ta certo acorda pessoal vcs tem que admitir que votaram errado desde o tempo do dr wilson que a gente ganhava material escolar escola saude transporte e direito de todos bernal acorda que quem te apoiou no segundo turno vai te abandonar senão se queima tambem a
 
paulo vieira em 01/03/2013 23:13:01
Engraçado os Pais da classe menos favorecida reclamam de nao terem recebido material escolar, que nao tem dinheiro para comprar, mas tá na hora deles irem trabalhar e deixar o dinheiro do bolsa familia para esse investimento. Afinal de contas para bebida e cigarro eles sempre encontram um jeito. Chega de paternalismo, uma porta a mais para desvio de verba. O Bernal tem mais é que deixar a Prefeitura com a sua forma de trabalho e nao fazer porque os outros fizereram. Quem sabe agora a educação comece a ter seu verdadeiro valor. Pois alunos e pais na sua grande maioria nao dao esse valor. O aluno recebe tudo e nao cumpre com suas obrigações que é ESTUDAR. E mais o uniforme nao mudou nada, continua sendo duas camisetas, um short e tenis de ed. inf. ao 5º ano, e duas camisetas para 6º ao 9º.
 
Renata Silva em 01/03/2013 21:37:36
No meu tempo meu pai com 5 filhos tinha que arcar com tudo , desde o material até o uniforme e ainda tinha a caixa escolar, bom nossa educação era melhor, não quebrávamos os lápis e jogávamos nos colegas , não fazíamos bolinhas de papel , etc...quem sabe agora os pais comecem a valorizar o material que tinham de "graça", pois o povo só da valor quando meche no bolso , ta ai gostei !!!
 
Leila castro em 01/03/2013 21:13:12
senhores vereadores, senhores politicos representantes do povo acordam e reajam, saiam e vejam como esta a nossa antes bela cidade, agora só Deus sabe quando vai voltar o que era antes e a população toda sofrendo, quando vcs vão tomar uma atitude e chamar o povo pra ir pra rua reivindicar os seus direitos
 
jose tainha em 01/03/2013 20:16:07
e o mosquito da dengue ta brincando de esconde esconde com o novo prefeito ha ha ha......
 
tadeu de arruda elias em 01/03/2013 20:09:05
a cidade esta se acabando, uma cidade que foi tão linda elogiada e invejada por quem aqui passava ou vinha passear, cada um tem o governo que merece.
 
marcia larrea cruz em 01/03/2013 20:07:29
Por coincidência o Kit das escolas estaduais também não foram entregues. Pelo menos da E.E.Rui Barbosa, até agora nada. Embora eu não espero, acho ser de minha obrigação adquirir pelo menos os materiais pessoais de meus filhos, mas infelizmente tem família que não tem condições!!
 
Ana Beatriz em 01/03/2013 20:05:33
quem colocou esse prefeito ai são os mesmos que hoje reclamam, não conheciam o cara e foram maria vai com as outras votando na mudança, e agora a mudança tai pra pior, quem não votou também esta sofrendo com as consequencias nefastas colocadas por quem foi ignorante e não procurou saber quem é quem .
 
joão de nóbrega ortega em 01/03/2013 20:05:33
Olha quando eu estudava tinha que comprar tudinho , tenho dó das crianças que em pleno seculo 21, ainda depende de cadernos e lapis dados pelo prefeito (no caso nem se sabe quando)
.E o Bernal?????
 
Eliane da Silva em 01/03/2013 19:49:01
Paternalismo, isto é o que sempre aconteceu antes. Quem tem que bancar material escolar, são os pais e, não prefeitura, tomara que acabe com isto de uma vez. Meus filhos sempre estudaram e comprei materiais escolares e, por isto sempre deram valor.
 
Mirtes Lourenço Camilo em 01/03/2013 19:29:15
O povo sempre mal acostumado a ter tudo na mão..... Acho engraçado o povo critica o prefeito atual em relação a sujeira nas ruas, aos lixos sendo que a propria população suja.... em relação ao asfalto que sede com chuvas esse asfalto não foi problema do Bernal e sim de prefeitos anteriores.... ele esta no poder ha 2 meses só e o povo ja quer uma cidade 100% tbm não e assim cada coisa no seu devido tempo e lugar.
 
Lucia reibeiro em 01/03/2013 19:28:58
Ledo engano daqueles que pensam que uniforme e material escolar é puro assistencialismo, antes é garantia de direito constante tanto na Constituição quanto no ECA. Garantia de Educação não é apenas uma sala de aula com um professor, quadro e giz. Garantia de educação é dar qualidade para que a criança tenha acesso a essa sala de aula. Não dá pra estudar sem livros, cadernos, roupas e alimentação. Talvez por termos sido educados entendendo que a família e somente ela é responsável pela criança, somos um tanto alienados e entendamos tudo o que é direito como benesse. Se pagamos impostos suficientes para que as crianças tenham acesso a todos os itens escolares, então os gestores do nosso dinheiro não fazem mais que a obrigação em destina-lo de forma a garantir esses DIREITOS.
 
Marcilene Dutra em 01/03/2013 19:23:58
É engraçado que o kid escolar do estado também não foi entregue e eu não ouvi nenhuma cobrança ao governador , agora o prefeito que assumiu a 2 meses estão fazendo a maior presão, se coloca filho no mundo é porque tem condiçoes de criar e não ficar esperando dos governantes.
 
Odair dos santos correia em 01/03/2013 19:21:23
Esse negócio de kit escolar é puro assistencialismo barato, mais uma ferramenta de alienação. O negócio é padronizar o uniforme e pronto, camiseta branca, calça azul, calçado (chinelos, tenis, sapatos etc). Quando era jovem meus pais compravam tudo e nosso poder aquisitivo não era lah estas coisas, talvez por isso damos valor a uma roupa bem cuidadinha, lavadinha, passada e talss...
 
CLAUDIO MOREIRA em 01/03/2013 18:23:52
Antigamente, meus pais compravam TODO o material escolar, além da lista pedida pela escola, o uniforme? ERA PAGO! Agora que a prefeitura fornece TUDO desde material a mochila e tênis, por conta de um atraso fazem esse barulho todo? Isso com mais 2 irmãos e sendo de família humilde. Façam-me o favor né?
 
Franklin Gonçalves Pereira em 01/03/2013 17:45:38
o prefeito que governa para as pessoas segundo ele diz, esta deixando na rua ao relento familias inteiras tiradas dos barracos, não da os kits escolares para as crianças, cancela contratto de limpeza e a cidade esta a bancarrota cheia de buracos, lixo, a saude cada vez pior onde vamos parar aco0rda senhores politicos antes que seja tarde demais.
 
julio de abreu em 01/03/2013 17:30:34
Já passou da hora de acabar o paternalismo. Quando os pais começarem a comprar os materiais de seus filhos, começarão a ensiná-los a valorizar o que tem. A maioria, chega na escola com cadernos e livros sujos e rasgados. Em sala de aula, usam folhas para fazer bolas de papel e jogar nos professores e colegas.
 
Hilda França em 01/03/2013 17:27:49
agora o posto de saude também esta perigoso, pois esta cheio de lixo e sujeira, podendo contaminar ainda mais os pacientes que já esperam longas horas na fila para tentar uma consulta
 
rosevete dourado dos reis em 01/03/2013 17:26:05
Meu filho estuda a seis anos na escola municipal e foi a primeira vez que isso aconteceu, sem falar no uniforme que nem temos como comprar e foi entregue apenas uma camiseta, branca para uma criança usar 5x por semana, infelizmente esta deixando a desejar a rede municipal esse ano.
 
Carla Cardoso em 01/03/2013 17:25:18
DESDE A ÉPOCA DO GOVERNO DO ANDRE QUE AS FAMÍLIAS NÃO PRECISAVAM MAIS GASTAR COM UNIFORMES E MATERIAL ESCOLAR, NOSSA CAMPO GRANDE SEMPRE FOI ELOGIADA POR ISSO E AGORA ESTA ACABADA COM TUDO PARADO CHEIO DE MATO , CHEIO DE LIXO DE MOSQUITO DA DENGUE, MOSQUITO DE LEISCHIMANIOSE E O PREFEITO NÃO CONSEGUE DESCER DO PALANQUE
 
KATIA DA SILVA ABREU em 01/03/2013 17:23:53
esse prefeito não tem noção, falou tão mal da administração passada e agora esta deixando a mingua as pessoas que confiaram e votaram nele, acreditando nas mentiras que ele pregava no palanque.
 
anuzia dea silva em 01/03/2013 17:19:24
Minha filha estuda no Jose Benfica, ótima escola até agora espero que continue assim, ainda não deram uma lista mas já comprei o material, mais um gasto para o inicio do ano já que temos tanto impostos para pagar, e com certeza esses materiais que ja deveriam ter sido entregue são direito de nossos filhos receberem, pois os impostos pagamos e aquilo que eles lançam. Aí fica uma pergunta será que o Bernal realmente é o Prefeito do Povo, como ele usou nas suas campanhas.
 
sonia de fatima leite em 01/03/2013 17:15:29
parabens populaçao de campo grande tai nao queriam mudança ja. E O B E R N A L KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
 
rodrigo cabriote em 01/03/2013 17:11:52
Concordo que tem pessoas que realmente nao tem condiçoes para comprar os materiais escolares. Porém não justifica criticarem o prefeito em falar que ele nao deu o material pq na hora de fazer o filho ninguem o convidou para participar.
Quem pariu Mateus é que embale e arque com as despesas.
O povo ta muito mal acostumado em ter tudo nas mãos.
Trabalhem e arque com suas responsabilidades.........
 
maria Silva em 01/03/2013 16:56:05
Eu acho que esse material deve ser dado a quem realmente nao tem condiçoes de comprar ...porque tem muita gente que só fica na aba da prefeitura e esperando o poder público..... agora quem realmente nao tem condiçao ai sim !!!!! tem que dar mesmo !!!!!
 
rogerio carvalho em 01/03/2013 16:54:06
Pra mim esse excesso de assistecialismo tem contribuido muito para o comodismo da população, na época que tinhamos que comprar até os livros se valorizava mais a educação escolar.
 
Luciana Oliveira em 01/03/2013 16:44:52
Gozado né? Na minha época, os pais que quizessem manter os filhos em escolas públicas, tinham que pagar mensalidade, comprar o uniforme, o material escolar e a merenda e pagar o transporte. Hoje em dia é tudo de graça e o povo ainda reclama? Estamos passando por uma fase de transição, onde o atual prefeito vem tendo muitos inconvenientes e dificuldades porque a administração anterior não deixou tudo nos trilhos. Nelsinho Trad ficou 8 anos na administração da cidade, Alcides Bernal assumiu há apenas 2 meses, como querem que o homem arrume uma casa que foi bagunçada por tanto tempo em tão pouco período? Não custa esses pais e mães, que saem fazendo filhos sem pensar e depois querem que os órgãos públicos os sustentem e criem, arcarem um pouco com o peso de suas responsabilidades né?
 
Ivone Arguelho em 01/03/2013 16:38:18
" É Família sendo despejada sem ter para onde ir, é Kit escolar que não são entregues, é CEASA e postos de saúde que estão com a limpeza prejudicada, é obras que estão paradas, é buraco nas ruas para tudo quanto é lado éééééééééééé............... Meu Deus; se este governo que prometeu que ia fazer mais para população e ainda está inerte e não sei até quando, será que vamos ficar atrasados por Quatro anos????? Deus ajude que não."
 
roni oliveira em 01/03/2013 16:33:58
para que meus filhos nao fossem prejudicados , compramos o material antes das aulas começarem e no ceinf que minha filha menor estuda colaboramos desde material de limpeza à merenda escolar fazendo vaquinha com os outros pais do ceinf.
em quem será que o sr. prefeito vai colocar a culpa agora? e as crianças que vem de familia humilde fao escrever em quê,na parede com um pedaço de carvao?
 
SARAH DE CASTRO OVANDO em 01/03/2013 16:31:20
E o Bernal kkkkk
 
José Leite em 01/03/2013 16:23:44
E agora Bernal ?? Certeza que vai culpa a antiga administração, afinal e só isso que ele sabe fazer. Coitado das crianças que precisam estudar, mas muitas destas crianças os culpados são os próprios pais, que por muitas vezes votaram sem ao menos saber um projeto de campanha do atual prefeito, e agora está ai o resultado, ou vocês acham que nesta historia toda foi o Bernal que perdeu ? Acorda população Campo-grandense, vocês são os maiores responsáveis em colocar ele no poder.
 
Julia de Araújo em 01/03/2013 16:18:04
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions