A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

18/10/2011 13:22

Sem vaga no CTI, Santa Casa cancela cirurgia sem transfusão de sangue

Viviane Oliveira

Por falta de vaga no CTI (Centro de Terapia Intensiva), não foi realizada a cirurgia com aparelho inédito no Estado que estava marcada para às 7 horas desta terça-feira (18), na Santa Casa de Campo Grande.

De acordo com a biomédica Paula Cristina Frutuoso, do Estado de São Paulo, que iria manusear o aparelho hoje, a cirurgia será agendada novamente.

A paciente de 55 anos sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral). Ela faria uma hoje uma neurocirurgia. O aparelho foi solicitado pela família por conta da religião. Ela é seguidora da igreja Testemunha de Jeová que não permite a transfusão sanguínea.

Aparelho - Trata-se de uma máquina chamada de Recuperação Intra-operatória de Sangue. A máquina já existe há 25 anos e é pouco conhecida, sendo usado em intervenções cirúrgicas sem transfusão.

Nessa cirurgia a utilização da máquina é necessária porque a paciente é seguidora da igreja Testemunhas de Jeová no Brasil, que não admite a transfusão de sangue.

Conforme a biomédica, o sangue é aspirado pela máquina, filtrado, centrifugado, lavado e somente a hemácias (glóbulos vermelhos) é devolvida para o paciente. O tempo todo que a pessoa tiver em trabalho cirúrgico, a máquina estará trabalhando.

Várias técnicas médicas foram desenvolvidas para auxiliar no tratamento do paciente com o próprio sangue no período da cirurgia. Estes medicamentos são utilizados com frequência em cirurgia torácica, vascular e cardiovascular, onde a utilização de sangue é muito alta.

Aparelho vai assistir cirurgia sem transfusão de sangue em Testemunha de Jeová
Amanhã, às 7 horas, será realizada na Santa Casa de Campo Grande uma cirurgia com um aparelho inédito no Estado. Trata-se de uma máquina chamada Recu...
Terminal rodoviário de Campo Grande oferece cartões de Natal gratuitos
A rodoviária de Campo Grande, mais um ano, oferece gratuitamente cartões de Natal gratuitamente para os passageiros que passarem pelo local até o pró...
Universidade do MS recebe certificação de excelência em gestão
Será recebida pela UCDB (Universidade Católica Dom Bosco) em solenidade que acontece na próxima segunda-feira (18) o certificado de excelência em ges...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...


Contra a vontade de Deus não há nenhum Jusé e nenhum Jiová. As coisas acontecem sempre por um lado exemplar. Sou doador de sangue O+ com muito prazer e por vontade do Deus do meu coração. Sempre fiz a minha parte.
 
Ezio Jose em 18/10/2011 07:50:29
gente de deus nunca tem vaga pra nada nesses hospitais publicos...coitada da populacao...
 
alexandre jazbik em 18/10/2011 05:20:11
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions