A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

22/01/2014 10:31

Sem vagas em hospitais, pacientes agonizam e podem morrer em posto

Edivaldo Bitencourt
Mulher está internada em posto de saúde desde segunda-feira e entrou em coma ontemMulher está internada em posto de saúde desde segunda-feira e entrou em coma ontem

Com a falta de vagas em hospitais de Campo Grande, pacientes em estado grave estão internados e agonizam em alas improvisadas nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) e Centros Regionais de Saúde. Cerca de 50 pacientes, incluindo-se alguns em coma, aguardam a abertura de vaga em hospitais e sob risco de morte.

Só na UPA do Bairro Coronel Antonino, na saída para Cuiabá, nove pacientes, sendo cinco na linha amarela (menos grave) e cinco na vermelha (gravíssimo), estão internados em estado grave. Um dos casos é da dona de casa Luzia Gonzales, em torno de 50 anos.

Ela foi internada no início da tarde de segunda-feira na UPA da Vila Almeida com pressão alta. Segundo a irmã, a dona de casa Matilde Gonzales, 42, ela passou a respirar com a ajuda de aparelhos. No dia seguinte, a equipe médica recomendou a transferência da paciente para a UPA do Bairro Coronel Antonino.

A mulher estaria, segundo a irmã, com água no pulmão e os rins e o coração estavam reduzindo o ritmo. “Eles falaram que o problema dela é cardíaco”, comentou. No entanto, como não há vagas em hospitais, a paciente foi obrigada a permanecer em uma ala de emergência na UPA.

Na noite de ontem, Luzia entrou em coma. “É uma angústia muito grande, a gente é humilde, pobre, não tem condições de pagar hospital e fica agüentando esta humilhação”, lamentou-se Matilde.

Além dela estar em coma, a família está apavorada porque Luzia também está com hemorragia. “É uma situação de emergência, mas minha irmã tá jogada como bicho”, reclamou.

A informação na UPA é de que não há vagas nos hospitais e ela deve esperar pela transferência. “Vão esperar o que, morrer até ter vaga”, criticou Matilde.

O problema de Luzia não é o único. Ontem, parentes de dois pacientes denunciaram o problema da longa espera por uma vaga nos hospitais. Nos dois casos, os pacientes estavam em estado grave e precisavam de internação urgente.

A Secretaria Municipal de Saúde foi procurada, mas só deverá se manifestar após a assessoria de imprensa analisar email enviado pelo jornal solicitando as informações.

Internada há 4 dias em posto, paciente corre risco com falta de oxigênio
Ramona Fátima Freitas, 54 anos, está internada há quatro dias no Centro Regional de Saúde das Moreninhas, na saída para São Paulo, por falta de vagas...
Águas Guariroba continua com campanha de renegociação de dívidas
Vai até o dia 29 deste mês a campanha "Fique em Dia", realizada pela Águas Guariroba para renegociar as dívidas que os consumidores têm com a empresa...
Prefeitura e TJ prorrogam renegociação de dívidas ajuizadas até 3ª
O programa de refinanciamento de dívidas da Prefeitura de Campo Grande foi prorrogado até o dia 19 de dezembro, a próxima terça-feira, no Centro de C...


Pedindo desculpas aos que se sentirem ofendidos, mas gente, cadê os que protestaram "comendo pão com mortandela(sic)" contra o lanchinho da câmara? querendo hospital modelo-fifa? pensa bem,o que é que nós temos vistos todos os anos toda 4a. e domingo? Campeonato paulista, campeonato brasileiro, campeonato carioca,copa sul-americana,copa do Brasil,e estes anos todos pra trás não viu que já se tinha instalado o caos na saúde pública? PQ só agora com as obras da copa estão "se revoltando"? isquisito...ah! e logo a seguir, não percam: Olimpiadas no Rio de Janeiro? vão ver só quem vai pagar a conta....
 
anderson Roque em 22/01/2014 21:53:37
Ñ é atoa que ta caindo raios na cabeça do Cristo redentor,isso é um sinal da fúria de Deus com os humanos!de que adianta um cristo lá em cima,e aqui embaixo pessoas morrendo por falta de atenção das autoridades,falo de presidente a vereadores e de um modo geral de tds os estados!ele tem poder p/,num piscar de olhos por td no chão,será que vão esperar isso acontecer p/acordarem?e o pior é que gastam o que seria justo aplicarem na saúde.Deus tenha misericórdia de nós...
 
ezilda Vareiro em 22/01/2014 17:01:46
Como alguém como vc Karina Rocha, tem a coragem de escrever um absurdo desses....ir ao médico e emagrecer ninguém quer....faça o favor para a população, não escreva mais nada.
 
ELIO SANTOS em 22/01/2014 16:23:50
Ela deve pagar impostos como todo mundo, né Karina Rocha! Ela tem direito, como qualquer outra pessoa magra e sem hipertensão de receber atendimento quando precisar! Da uma indignação profunda ver a corrupção que assola nosso país e povo não consegue dar um basta! E não é só da presidenta que devemos falar... a corrupção é visível em vários setores, públicos ou não! A corrupção no Brasil é cultural! Todo mundo tentando tirar uma vantagem aqui ou acolá!
 
Margarethe Brito em 22/01/2014 16:16:21
È pra quem ficava ai Bernal vai mudar isso tudo, cadê??? esta pior que antes, agora eu pergunto a quem elegeu nosso atual prefeito, E O BERNAL???????
Vergonha isso !!!!!!
 
Victor Lugo em 22/01/2014 15:24:32
Isso é lamentável, é triste ver um ser humano nesta situação, a paciente em coma e sem os cuidados necessários. A saúde pública é direito de todos, porém quando é necessário a mesma se torna ausente para quem está necessitando. Falta de Humanização, até quando heim?? Será que isso nunca vai mudar, ou quantas pessoas há mais será preciso ficar nesta situação para que se faça algo??
 
vanessa.silva em 22/01/2014 15:15:04
Uma coisa é certa, todo mundo sabe que a classe política do Brasil é o sinônimo de incompetência, mas aí eu pergunto cadê o Ministério Público e o Poder Judiciário que nestes casos tão gritantes não fazem valer nossa Constituição e não expedem ordens às autoridades responsáveis que se façam o internamento dessas pessoas que estão morrendo a míngua. Se não tem leitos na rede pública, que se interne nas redes particulares e o governo tem que pagar a conta. Porque os deputados e senadores quando precisam de atendimento médico são atendidos no Sírio Libanês em São Paulo e quem paga as mordomias deles somos nos simples trabalhadores mortais, através dos imposto que pagamos.
 
Luis Acordado em 22/01/2014 14:57:05
POVO DESTE BRASIL SOFRIDO PARA MUITOS ESTE ANO E DE ELEIÇÃO VAMOS VOTAR EM CANDIDATOS QUE QUEIRAM FAZER O MELHOR PARA A POPULAÇÃO SEI QUE E DIFICIL MAS O BRASIL AINDA TEM GENTE HONESTA SE VOTAREM POR MISEROS TROCADOS E ISSO QUE IREMO RECEBER MIGALHAS , NA SAUDE ,NA EDUCAÇÃO(ENSINO DE QUALIDADE E O QUE PRECISAMO) ENTÃO VOTEM COM A CONSIENCIA E NÃO COM A MÃO NO BOLSO
 
silvana fialho em 22/01/2014 14:44:14
BOLA PRA FRENTE, A COPA DO MUNDO VAI COMEÇAR, JÁ ESTÁ TUDO PREPARADO, ESTÁDIOS MODERNOS, "CRAQUES" DENTRO E FORA DE CAMPO...BILHÕES INVESTIDO, É O PAÍS DOS SONHOS!
O POVO BESTA QUE MORRA QUEM MANDOU SER POBRE E FICAR DOENTE?! BRASIL,ZIL,ZIL,ZIL...
 
JARY GUASINA em 22/01/2014 14:30:17
esse e o país da copa....


http://veja.abril.com.br/blog/augusto-nunes/historia-em-imagens/a-procissao-de-imagens-perturbadoras-mostra-ao-mundo-a-cara-do-brasil-real/#.UtrwXs_ZYSE.facebook
 
suellen ossuna em 22/01/2014 13:57:42
Não há vagas nos hospitais, por culpa da Dilma, de todos os políticos corruptos e de todos os famosos que apoiam essa COPA. Mas observando o caso, se a mulher tem "água no pulmão" é porque tem Insuficiência Cardíaca. E isso Não é um problema recente. Ir no médico tratar hipertensão e emagrecer ninguém quer, né?
 
Karina Rocha em 22/01/2014 13:02:49
Isso sim é caso e protesto....
 
elio santos em 22/01/2014 12:59:55
O raio que atingiu a ponta do dedo do ''Cristo Redentor'' do Rio já anunciaram a reforma dele..enquanto a saúde dos menos favorecidos ficam a espera de vagas para se salvarem..porque não investem em hospitais maiores,o fluxo da população a cada dia só aumenta,e os governantes fazem ''vista grossa'' ao assunto..além que os equipamentos nas upas não são adequados para atender os estados graves e tem que improvisar..
Milhões de dinheiro gasto em coisas vans que só querem mídia...
 
Ana Sandra em 22/01/2014 12:51:47
É isso ai... por que não chamam o Ronaldo e o Pelé pra ver essas situações??? Vamos lá.. q coisa linda né!? Bilhões gastos com joguinhos de futebol e o povo carente morrendo sem ter o atendimento necessário. O povo que à alguns meses estava nas ruas gritando o BASTA hoje esta sentado na frente da TV babando enquanto assiste BBB... Lamentável isso....
 
Gabriel Gonçalves em 22/01/2014 11:56:16
Isso sim é um CRIME. O direito a saúde previsto na constituição está sendo claramente negado à população. Um caso como esse, em países que respeitam seus cidadãos, seria caso de polícia, algo INIMAGINÁVEL. Não há nada que justifique uma paciente cardiopata ficar sob ventilação mecânica, sem assistência especializada adequada, em uma unidade de saúde. A UPA tem por finalidade manejar os casos de emergência e isso foi feito pela equipe da unidade. Intubação, ventilador mecânico, soro, etc, são medidas emergenciais e não terapêuticas, como as autoridades pregam. Se não há vagas hospitalares na rede pública, que o Estado "compre" vagas privadas. Só que isso deve ser decisão imediata, sem deixar o doente agonizando num ventilador, com a falsa impressão de que está sendo tratado, pois NÃO ESTÁ!
 
Pedro Souza em 22/01/2014 11:50:56
Isso é Brasil néh..Preferem comprar chip para bola de 500milhoes e não gastam com a saúde.. e dpois perguntam porque os países subdesenvolvidos não tem copa, o Estados Unidos por exemplo.
 
Larissa.Silva em 22/01/2014 11:43:52
É ISSO QUE TEM QUE SER MOSTRADO PELO MINISTÉRIO PÚBLICO QUE ESTÁ FILMANDO O PS DA SANTA CASA PARA O PROGRAMA SOS. EMERGENCIA CADE TEM QUE MOSTRAE AS UPAS TAMBÉM SENÃO NÃO VALE
 
viviane varella em 22/01/2014 11:28:57
Pois é, como disse o Ronaldo não se faz "Copa do Mundo com hospitais", ironia, gastando bilhões com essa coisa e pacientes agonizando em postos e upa´s do Brasil...
"BRASIL - VERGONHA PURA" #indignada.
 
Elizangela Silva em 22/01/2014 10:56:07
meu Deus que triste,lamentável ver a situação da saúde no nosso pais,mas em especifico aqui na capital,pessoas morrendo e ninguém faz nada....que tristeza