ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 30º

Capital

Semana da Conciliação inicia na próxima segunda com 265 audiências já agendadas

Elci Holsback | 17/11/2016 13:38
Atendimento será das 8h as 18h (Foto: Divulgação/Uniderp)
Atendimento será das 8h as 18h (Foto: Divulgação/Uniderp)

Inicia na próxima segunda-feira (21) das 8h as 18h, no Prajur (Núcleo de Práticas Jurídicas) da Uniderp a 11ª edição da Semana Nacional da Conciliação, ação promovida pelos tribunais brasileiros em parceria com o CNJ (Conselho Nacional da Justiça). A iniciativa segue até o dia 25 de novembro.

O objetivo da iniciativa é solucionar, de forma pacífica, ações judiciais e pré-processuais, aquelas ações que ainda não foram ajuizadas por meio de audiências em processos da Justiça Federal e do Juizado Especial Federal. Estão agendadas 265 audiências por causas como danos morais, renegociação, inadimplência de empréstimos consignados e cartão de crédito e outras pendências financeiras demandadas por conselhos profissionais ou relacionadas ao Programa de Arrendamento Residencial da Caixa. Destas, 34 sessões serão realizadas via videoconferência. Tal recurso, começou a ser utilizado em 2016 pela Justiça Federal de Mato Grosso do Sul.

A conciliação é considerada um método de solução de conflitos que promove a pacificação social e possibilita que as partes entrem em acordo por meio do diálogo, o que auxilia na redução do número de processos judiciais. "A audiência é feita com a presença de um conciliador, certificado pelo CNJ, e o resultado homologado pelo Juiz Federal, coordenador do núcleo", destaca o supervisor da Cecon/MS Central de Conciliação), Celso Neves.

O cidadão ou a instituição que tenha interesse em incluir seu processo na Semana Nacional de Conciliação deve procurar o tribunal em que o caso tramita e verificar se há a possibilidade de inserir a causa na pauta. caso seja possível é necessário enviar e-mail para conciliar@trf3.jus.br, com o número do processo, o nome da parte, o CPF, o número do contrato e o telefone. A Justiça Federal entrará em contato com as autarquias e entes federais.

O Prajur está localizado na Uniderp, na Rua Ceará, 333 - subsolo do bloco 8 - Campo Grande - MS.

Nos siga no Google Notícias