ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Semana da Criança terá lançamento da Casa Sophia e "abusômetro"

Local receberá vítimas de 0 a 14 anos e 11 meses que tiveram os direitos violados

Por Natália Olliver e Carol Maldonado | 02/10/2023 13:14


Prefeita Adriane Lopes lança cronograma da Semana da Criança, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)
Prefeita Adriane Lopes lança cronograma da Semana da Criança, em Campo Grande (Foto: Marcos Maluf)

Com o nome de Sophia, complexo de acolhimento para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade e risco de violência será inaugurado na Capital na próxima terça-feira (10). O local será usado como um refúgio até encaminhamento das vítimas aos órgãos responsáveis e ficará localizado próximo ao Banco do Brasil, no Parque dos Poderes.

O lançamento faz parte da Semana da Criança que acontecerá entre os dias 10 e 15 de outubro, na Vila Morena, antiga Cidade do Natal. Além da casa, a programação também conta com um "abusômetro", painel virtual de estatísticas, que será fixado ao site SOS Crianças - Rede de Proteção à Infância.

Em janeiro deste ano, a morte de garotinha de 2 anos e 7 meses chocou a capital sul-mato-grossense e ganhou repercussão nacional. Para a investigação policial e o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), a menina foi espancada até a morte e sofria abusos físicos constantes, além de ser vítima de violência sexual. O padrasto, Christian Campoçano Leitheim, e a mãe, Stephanie de Jesus da Silva, respondem pelo crime.

De acordo com a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (PP), a casa receberá vítimas de 0 a 14 anos e 11 meses, que estejam sendo submetidas à violação de direitos. “Uma iniciativa inovadora, mas que vai trazer respostas rápidas, defendendo as nossas crianças e fazendo um trabalho de conscientização. Em todas as escolas. Nós queremos que as nossas crianças tenham informação, nós queremos que as nossas crianças saibam como se defender e, pra isso, nós precisamos unir forças”.

Wilton Acosta, presidente do Conselho de Pastores de Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf)
Wilton Acosta, presidente do Conselho de Pastores de Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Maluf)

As atividades da Semana da Criança contam com a participação do ConsepaCG (Conselho de Pastores de Campo Grande) e ConsepaMS (Conselho de Pastores do Mato Grosso do Su) e Governo do Estado.

Wilton Acosta, presidente do ConsepaMS, ressalta que os índices de violência, abuso sexual de crianças e adolescentes são preocupantes no Estado. “Desde 2019 até os dias de hoje, Mato Grosso do Sul figura como no topo do ranking nacional dos estados que mais têm casos de estupro contra crianças e também está no topo do ranking nacional de violência contra a mulher. Tudo isso nos trouxe essa reflexão. Não é possível que nos deparemos com índice tão alto como esse e a gente, de alguma maneira, não mobilize as nossas igrejas para estar participando diretamente desse combate”.

Programação - A Semana da Criança contará com atividades lúdicas, contação de histórias, brincadeiras, piqueniques, palestras, música, teatro, ginástica laboral, gincanas, oficinas e show infantil.

O evento também vai realizar o chá revelação do Sr. e Sra. Rena, personagens marcantes do Natal. Além disso, também terá a premiação do concurso literário feito pelas escolas municipais. A abertura da Semana da Criança no dia 10 de outubro será às 14h e segue até 21h.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.

Nos siga no Google Notícias