Seminário em Campo Grande discute urbanismo e desenvolvimento das cidades

A nova agenda urbana, os desafios de sua aplicação e o desenvolvimento das cidades. Estes serão alguns dos temas em debate no I Seminário de Políticas Urbanas e Ambientais, previsto para os dias 7 e 8, quinta-feira e sexta-feira desta semana na sede do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul, em Campo Grande.
De acordo com a programação, o evento contará com a participação de representantes da Comissão de Política Urbana e Ambiental e da Comissão de Políticas Profissionais do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil, o CAU/BR. Os convidados que vão dialogar com gestores, arquitetos e urbanistas sobre o desenvolvimento das cidades e questões pertinentes ao exercício profissional.
- Leia Também
- Mudanças do Reviva Centro começam pela 14 de Julho em fevereiro
- Prefeitura vai investir R$ 480 mil em consultoria de arquitetura e urbanismo
“Será uma grande oportunidade para os profissionais do Estado. Além dos debates com órgãos relacionados às políticas urbanas, poderemos trocar experiências com profissionais de outros estados”, disse a coordenadora da Comissão de Exercício Profissional, Giovana Sbaraini.
Logo na abertura do Seminário, na quinta-feira (7), o urbanista José Alberto Tostes, vai falar sobre "A Nova Agenda Urbana e os desafios de sua aplicação". Conselheiro federal do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Amapá, ele é PhD em Estudos Urbanos Regionais pela Universidade de Coimbra, PhD em Arquitetura pela Universidade do Porto, Doutor em História e Teoria da Arquitetura pelo Instituto Superior da Arte, de Cuba, e Coordenador do Grupo de Pesquisa Arquitetura e Urbanismo, da Amazônia.
Na sexta-feira (6) o Seminário vai debater o Projeto Reviva Centro, que promete revitalizar a área central de Campo Grande com investimento de U$ 56 milhões (alto em torno de R$ 190 milhões) financiados pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). A palestrante será Catiana Sabadin Zamarrenho, diretora de Projetos Estratégicos da Secretaria de Governo e Relações Institucionais da Prefeitura de Campo Grande.
Além de falar sobre o projeto, segundo a organização do Seminário, Catiana Sabadin Zamarrenho vai acompanhar os participantes do evento em uma visita técnica pela Rua 14 de Julho, principal alvo da proposta de revitalização da prefeitura.