ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Capital

Servidores da educação ameaçam entrar em greve se jornada de 6 horas acabar

Flávio Paes | 08/01/2016 19:54

Os 2.430 servidores administrativos das escolas municipais e dos centros de educação infantil de Campo Grande, podem decidir entrar em greve numa assembleia programada para a próxima segunda-feira, caso a jornada de 6 horas  seja revogada e eles tenham de voltar a trabalhar o dia inteiro, cumprindo 8 horas de expediente.

Nesta sexta-feira foi publicado o decreto 12.799, do prefeito Alcides Bernal (PP) que revoga o de número 12.646, em vigor desde 28 de maio do ano passado, que instituiu a redução da jornada de forma genérica.

O presidente do SISEM (Sindicato dos Servidores Municipais), Marcos Tabosa, foi convocada para segunda-feira às 193h0  uma assembleia-geral dos trabalhadores.“Vamos ver qual será orientação que eles os funcionários receberão nas escolas e ceinfs. Se de fato, ficar confirmada a volta das 8 horas, com certeza haverá uma reação contundente”.

De acordo com Tabosa, o decreto publicado hoje “é genérico”, atingindo num primeiro momento, aproximadamente 400 servidores, boa parte de nível superior. “Como ele se nega a dialogar com o sindicato, não sabemos a extensão da medida tomada hoje”, avalia.

O sindicalista não se convenceu com a explicação do prefeito de que resolveu restabelecer a jornada de 8 horas por causa do combate ao mosquito da dengue e para melhorar o atendimento prestado à população. “Não tem cabimento. O trabalho das assistentes sociais, psicólogos, merendeiras, como também os administrativos, não tem relação com o dengue . O servidor presta um bom serviço, mesmo havendo um déficit de 2.200 concursados”.

A jornada de 6 horas vinha sendo  adotada desde junho do ano passado para compensar o fato do funcionalismo não ter sido concedido reajuste salarial em 2015. O meio-expediente foi automático para os servidores administrativos da Secretaria de Educação. Nas demais secretarias dependia do aval do titular da pasta. Ainda no ano passado o secretário de Saúde, Ivandro Fonseca, assinou resolução proibindo a jornada de 6 horas na sua área, o que afetou particularmenteos os agentes de saúde.

 

Nos siga no Google Notícias