A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 23 de Janeiro de 2018

01/05/2013 09:49

Servidores protestam contra Bernal e ameaçam greve a partir de 8 de maio

Edivaldo Bitencourt e Helton Verão
Bandeira e cartazes em protesto (Foto: João Garrigó)Bandeira e cartazes em protesto (Foto: João Garrigó)
Guardas municipais cercaram a prefeitura hoje de manhã (Foto: João Garrigó)Guardas municipais cercaram a prefeitura hoje de manhã (Foto: João Garrigó)

Cerca de 200 servidores municipais protestaram, na manhã de hoje, contra o prefeito Alcides Bernal (PP). A categoria está revoltada porque o chefe do Executivo não se manifestou sobre o pedido de reajuste de 30% e a implantação do Plano de Cargos e Carreiras. Os funcionários sinalizam com greve a partir do dia 8 deste mês.

O protesto começou na Praça do Rádio Clube e terminou no Paço Municipal. Cerca de 20 guardas municipais cercaram o prédio para evitar “danos” ao patrimônio público, apesar do ato ter sido pacífico.

O presidente do Sisem (Sindicato dos Servidores Municipais de Campo Grande), Marcos Tabosa, estima que 200 pessoas participaram do protesto. Ele disse que a categoria protocolou várias vezes a pauta com 28 reivindicações, mas, até hoje, não houve resposta do prefeito da Capital.

“Ele (Bernal) deve entender que o Sisem não é a casa dele. Se não tiver resposta até o dia 7, é greve”, garante o sindicalista. Os funcionários vão realizar uma assembléia geral na próxima terça-feira para deflagrar a paralisação por tempo indeterminado.

O protesto teve servidores com faixas, cartazes, apitos, perucas, narizes de palhaço e até com uma panela.

Elizabeth reclama do valor baixo do salário (Foto: João Garrigó)Elizabeth reclama do valor baixo do salário (Foto: João Garrigó)

Histórias – A auxiliar de serviços gerais Elizabeth Ângelo de Souza, de 52 anos, é funcionária pública municipal há 21 anos. Ela conta que recebe R$ 732 por mês. Com quatro filhos e morando no conjunto Canguru, Elizabeth diz que o salário não dá e nunca deu para sustentar a família.

A servidora conta que a categoria está desacreditada nos últimos anos. Ela relata que trabalha com crianças em uma jornada diária de até 10 horas. “É muito desgastante”, afirma.

Outra funcionária, Sônia Barros, de 50 anos, defende a jornada de seis horas diárias para ter condições de buscar outro emprego. Ela disse que o salário não é suficiente para manter a família, também de quatro filhos, no conjunto Paulo Coelho Machado.

Os manifestantes percorreram a avenida Afonso Pena. O trânsito teve a orientação de quatro agentes municipais de trânsito, os amarelinhos, e quatro motos do 1º Batalhão da Polícia Militar.



Então um auxiliar de de serviços gerais quer ganhar mais de R$ 732,00....bricou heim minha senhora. Procura-se ter estudado e feito um curso superior para ganhar mais.
Fico indignado com esse tipo de gente. O serto seria tercerizar tudo e por esse povinho que gosta de greve na rua. Ai eles podem procurar um emprego que pague mais de R$ 732,00.
 
juliano Rocha em 04/05/2013 09:32:14
Não haviam 20 guardas municipais e sim 5. A passeata era pacifica e ninguém é vândalo. Ninguém destruiria nada era só uma reivindicação.
 
Joici Helena em 02/05/2013 11:10:32
Todo mundo está criticando o Bernal,sendo que ele começou a governar apartir de Janeiro tudo que está acontecendo é incompetência do governo anterior,quem votou no Bernal deveria saber que é um novo governo,é claro que não ia continua da mesma forma,o Objetivo é mudar,e que mude para MELHOR!
 
laice Alves em 02/05/2013 11:02:39
sem palavras para tamanha ignorância de quem não é do funcionalismo publico!! vou dar um desafio a vcs do "setor privado" que trabalham tanto.... façam um concurso publico dai conversamos novamente!!!tanto bla bla bla que da nojo..vamos sim lutar pelo que eh nosso de direito e não vai ser opinioes sem fundamentos que ira nos abalar!!!
 
fernanda machado em 02/05/2013 09:07:45
30 % de reajuste. Eles estão em que pais. A coisa não esta boa. Deveria estar contentes de terrem emprego.
 
RICARDO PATAY SOTOMAYOR em 02/05/2013 09:04:54
Lamento que a ignorância de alguns não conseguem ver a importância dessa classe na vida da população, basta acessar o diário oficial do município pra quantas pessoas pedem exoneração diariamente. Somente mentes alienadas pensam que lutar por seus direitos não vale a pena, e que seria melhor sair que lutar, se continuar assim logo os pais vão ter que sair da sua casa ou do trabalho privado e vir para as escolas, limpar as salas e fazer a merenda para seus filhos porque quem faz isso hoje já esta se qualificando e buscando melhores e salários mais dignos. Quem quer conhecer a realidade dos funcionários das escolas, participem e verifiquem o salário no fim do mês.
 
fatima gonçalves em 02/05/2013 08:35:16
a diferença entre a administração anterior e a atual é que existia negociação, respeito, e esta claro que agora nosso prefeito que pensa nas pessoas nem atende os representantes sindicais, sou professora e arrependida de meu voto.......................
 
clara marins em 02/05/2013 08:15:20
Aposto que mais que a metade dessa população que saiu às ruas, são os mesmos que votaram no Sr. Bernal. Agora só têm mais 3 anos e meio pra protestar...
 
Jéssica Santos em 02/05/2013 08:14:07
Se todos tivessem o pensamento de "se não está satisfeito vai embrora" ninguém teria nem metade dos direitos trabalhistas que existem hoje, quem acha isso também foi beneficiado pela luta de trabalhadores, só não dou a favor por que esse Sisem não tem moral pra representar NINGUÉM, o tal do Tabosa é mais sujo que "pau de galinheiro" e todos que querem tomar posse são farinha do mesmo saco.
 
Fabiano Faccioli em 02/05/2013 07:49:03
PROTESTAR CONTRA O BERNAL
DEVIAM TER VERGONHA NA CARA
VCS VOTARAM NELE E AGORA SE DAO AO DIREITO
DE RECLAMAR DELE.
SEM DUVIDA ELE É MUITO RUIN MAS POR QUE VCS VOTARAM NELE?
GREVE NAO FUNCIONA
LUTEM POR UM IMPEACHMENT
POR QUE QUEM VOTOU É RESPONSAVEL POR ISSO
E SO ME RESTA ISSO:
VIVA O BERNAL
 
JULIO JUNIOR em 02/05/2013 00:05:30
Pessoal, deixem de pensar pequeno, é claro que a servidora deveria ter pensado em seu planejamento pessoal etc etc, mas nem todos tem as mesmas oportunidades de estudar sabiam, a realidade é cruel. E também mudar de cargo não vai adiantar, então vocês concordam que independente de quem estiver no cargo tem que se contentar mesmo e ficar quieto, afff, abre a cabeça. O prefeito atual ou os anteriores, gastam RS 723 só de padaria por mês. E ainda ficam ai defendendo esses caras, por que o legislativo recebeu 67% de aumento???, questionam eles também, ou vocês acham que eles trabalham muito e realmente merecem?.
Para e raciocina, e só os politicos roubarem menos que da sim para pagar bem os servidos, eu concordo que devem parar mesmo, manda as mulheres do deputados e vereadores no lugar.
 
Tarcísio Romão em 01/05/2013 22:11:09
Vi comentário dando a entender que serviço público é tudo. Estudar para passar em concurso é piada, quero ver ter coragem de enfrentar a iniciativa privada estudando para o resto da vida.

Abraço
 
Giovani Alencar em 01/05/2013 21:30:59
Acho que fazem parte dos "quanto pior melhor", por que não pedem exoneração e vão procurar emprego nas empresas privadas. E olha que sou a favor de manifestos, mas isso já ta ficando chato.
 
Nilson André em 01/05/2013 20:16:27
sim...a culpa eh da gestão atual...a anterior já havia aumentado os salários a muitos anos atrás, e o vinha fazendo... pouco a mas vinha aumentando, e ainda existia o plano de carreira e uma ajuda q era sei lá de qse 150 reais mesais... na gestao passada foi acordado o aumento d 30%... mas o atual gestor cortou a ajuda e o plano de carreiras, e também impediu q o aumento fosse dado... essa gente dá opinião sem antes nem sabe doq ta falando... o problema eh antigo sim!! mas aos poucos vinha sendo melhorado da forma q dava, qndo pôde aumentar mais foi feito, mas qndo era p ser pago foi cortado!!... qm ganhava os 720, tira 870 mais ajudas de alguma coisas... agora recebem os 720 limpos, pq o atual gestou cortou!!! se interem antes da dar falsos achismos!!!
 
JÉSSICA SCAFF em 01/05/2013 19:35:21
Olha na verdade eu acho que o Tabosa... esta atrás de um faz me rir... nada contra aumento de funcionário ate porque sou a favor mesmo...mas o cara ta querendo um por fora... não ta preocupado com a categoria não... tem muita gente que acha isto...
 
Renato Dutra em 01/05/2013 19:35:09
Sou agente de saude sabia quanto iria ganhar mas não sabia que 750 É desviado e nunca chegou em nossas mãos BERNAL diz PESSOAS EM PRIMEIRO LUGAR E NÓS SERVIDORES SOMOS O QUE? COMO OS SERVIDORES VÃO DAR MELHOR ATENDIMENTO AO PUBLICO SENDO QUE SÓ DESCOBRE OS DESVIOS PELOS GESTORES (POLITICOS) BERNAL JÁ FOI VEREADOR ENTÃO ELE SABIA DO DESVIO .GARANTO UMA COISA QUEM NÃO É SERVIDOR NÃO SABE O QUANTO É SER HUMILHADO PELOS CHEFES E ESTUDAMOS PARA ENTRAR NO CONCURSO SIM PARA TERMOS ESTABILIDADE E UM BOM PLANO DE SAÚDE
 
diego foscaches em 01/05/2013 19:19:01
AEEE Bernal, já colocou seu pessoal especialmente treinado pra te elogiar nas mídias eletrônicas pra trabalhar logo no feriado!!! Que feio... não deu nem o feriado pra eles!!!!
 
Afonso Netho em 01/05/2013 19:14:26
Na boa R$732 + 30% =951 da pra pagar sim quanto dinheiro nao se paga de imposto pra tirar uma guia ou um nada consta na prefeitura é um assalto
 
Fleury Marques em 01/05/2013 19:04:15
Uma perguntinha: se querem 30% de reajuste é porque não houve reajuste nos últimos anos? Ou houve reajuste abaixo da inflação?! Então, porque não aproveitaram a carona dos vereadores e pediram esse reajuste no anos passado?! Eita povinho manipulado pelo Sisem - uma coisa vos digo: quem fizer greve ter os dias descontados e quem não tiver estabilidade deve ir para a rua! É assim que o Governo Federal trata grevistas (lembram do monte de greve ans passado? Dilmão deu 15% de reajuste, parcelado em três anos), serve de exemplo para os demais governos!! E o índice tb pode ser o mesmo!!! Hahaha!
 
Marcos Soares em 01/05/2013 18:01:56
Estou Perplexa e muito admirada com as declarações de muitos cidadãos que acha que 732,00 é muito dinheiro soma o salário de uma diarista que trabalha 24 dias por mês. Só quero informa-los que no final do mês ela estará com 1.920. Não diz coisa que não sabem. Todo o servidor tem que ter salário justo e exercer a profissão que escolheu com amor.
 
Cleide Aparecida de Freitas Meira em 01/05/2013 16:36:28
Infelizmente, alguns usuários do serviço público exigem qualidade, mas como exigir qualidade, com o funcionalismo sendo destratado pela atual administração e por alguns q colocam ideias infundadas como se o funcionário fosse um marajá? Mero engano queridos. Há funcionários trabalhando pelo mínimo do minimo, e atendendo com atenção e carinho crianças, idosos, enfim o verdadeiro usuário, é o que vejo e vivo. Não sou do administrativo mas os apoio, pois são comprometidos, e dignos de receberem um salário digno, que lhes dê incentivo para melhor servir a população. Infelizmente não creio que as afirmações de alguns aqui escrita sejam coerentes com o que vivem, talvez sejam burgueses que julgam que 700 Reais está muito bom para quem atende a população. Lamentável.
 
Andréa Ferraz Oliver em 01/05/2013 15:00:12
Vejo muitos aqui, desacreditando do manifesto e do funcionalismo, que apenas estão lutando por melhorias. Dizem que não acham pouco o atual salário, e que no setor privado há muito mais dificuldades e uma carga horária bastante superior. Simples, estudem bastante e passem em um concurso publico. É o que esses fizeram, para ter "benefícios" (vale-transporte, convênio médico, sábados, domingos e feriados. Simples assim!
 
carina souza em 01/05/2013 13:26:56
Ela é funcionária há 21 anos, ganha pouco, e agora a culpa é só do Bernal? ele que tem que resolver? pq todos os anteriores não fizeram? E ganhar 720 reais por mês, ela deveria ter pensado melhor antes de fazer 4 filhos, claro que não dá mesmo. Planejamento familiar esse povo não faz né. E que tal ter estudado mais e feito outros concursos? ir em busca de oportunidades melhores? ai as pessoas se acomodam na vida e acham que o poder público tem que resolver a vida delas.
 
Rafael Santos em 01/05/2013 13:15:01
Lídia, como vc tem a cabeça pequena... quer dizer q se não estamos contentes com o salário temos que ir pra inciativa privada? Servidor público não tem direito de receber salário digno? Não temos direito de protestar? Pois bem, vamos todos para outros empregos, para ver quem vai cuidar dos seu filhos na escola, quem vai cuidar da sua segurança, do trânsito, saúde e todos os serviços públicos!
Vai vc lá então fazer tudo isso por micharia!
Pensa um pouco antes de falar besteira!!
 
Karina Lopes em 01/05/2013 12:43:17
QUANDO PRESTAM CONCURSO SABEM QUANTO VÃO GANHAR E OUTRA NÃO QUERIAM O BERNAL
 
claudinei braz em 01/05/2013 12:37:31
O servidor tem que ganhar bem contudo percebo que este movimento é de massa de manobra, pois com o antigo prefeito nunca houve este pedido de aumento salarial, no máximo 8% agora este pseudosindicalista vem com pedido de 30%. É pra rir e perceber que o povo além de votar às vezes errado se engana com este sujeito.
 
Roberto Domingos em 01/05/2013 12:23:13
Se os vereadores tem 61% de aumento, 30% até que é justo para a plebe. Apenas acredito que na gestão anterior os protestos não eram tão incisivos assim.
 
Paulo Miranda em 01/05/2013 12:16:02
Não entendo esse pessoal da iniciativa privada, não estudou pra passar em concurso publico e agora fica com dor de cotovelo, cada um com seus problemas.
 
william sousa ' em 01/05/2013 12:07:23
estamos lutando pelo nossos direitos... somos trabalhadores e nos trabalhamos muito para atender seus filhos k vao diariamente na escola com amor e respeito.
 
luciana calistro em 01/05/2013 12:01:01
Tá gente só que não é 732 livres, tem descontos e muitos! geralmente quem tem esse salário recebe pouco mais de 350 reais por mês, ao contrário do que se pensa (já fui da prefeitura) o plano de saúde é descontado no salário toda vez que utilizado por exemplo conheço pessoas que por precisar de tratamento não recebem NADA de salário a mais de 6 meses, fico chocada com tamanha ignorância do nosso povo que desconhece a situação real dessas pessoas e sai criticando como se eles (em sua maioria pais e mães de familia) fossem mentirosos desocupados.
 
Giovana Guedes em 01/05/2013 11:34:14
por 732 eu trabalharia muito feliz. vem trabalhar aqui fora de diarista sem ter registro sem ter garantia de nada..voceis acham que essa lei que diz que tem que registar vai valer claro que nao tem patrao que ganha 1500 e tem empregada diarista voceis acham que esse patrao tem recusos pra registar.voceis tao reclamando por trabalhar apenas 8 haros .aqui fora sem registo e quando terminar o serviço isso dar quaze 12 horas vem esprementar.
 
adriana elias em 01/05/2013 11:25:02
Então quer dizer que a população acha justo (segundo uma Sra mencionou abaixo) que merendeiras, monitoras de alunos, agentes de limpeza abandonem seus postos e vão para iniciativa privada? Pois essas são as categorias que são pior remuneradas no poder público e sim trabalham 8 horas por dia para um salário mínimo mensal, bem então devemos entender segundo esta mesma Sra que TODAS as familias podem pagar escola particular e NÃO se precisa das escolas públicas. Bem ao contrário reconheço o trabalho dessas pessoas mas sei que não é de HOJE que esse salário é uma ninharia, aliás é por isso que a grande maioria dos funcionários dessa classe votaram no atual prefeito, clamando por esse reconhecimento que pelo que entendi não virá da população.
 
Anna Gonçalves em 01/05/2013 11:02:50
Engraçado, eles não contam como remuneração todas os benefícios acessórios ao salário, tais como: plano de saúde (poucos brasileiros o têm), vale-transporte, sábados, domingos e feriados livres. Batam à portas da iniciativa privada e verão e mais crua verdade. Acordem!!!! E o Bernal???? Xupem essa manga!!!!
 
Angela Barrueco em 01/05/2013 10:49:33
Acho que nós aqui do Bairro Monte Castelo - Vila São João Bosco também iremos fazer PROTESTO para que a PMCG e o Poder Público olhem para esta Vila que está infestada de animais peçonhentos e tomada por terrenos sujos e lixos. O q consta na CF. parece q não ficou pra esses moradores pois AQUI inclusive infringe o q está na Constituição Federal. Todos tem o direito de IR e VIR. Tem ruas aqui q está intransitáveis esburacadas.
Gente ajudem fazer com que Asfaltem essa Vila. Pois é uma vila entre dois principais bairros.
Monte Catelo e Otávio Pécora
 
EZEQUIEL DOS SANTOS em 01/05/2013 10:34:25
Engraçado, agora que o pessoal percebeu que a remuneração é pequena? É claro que a manifestação é um direito de todo cidadão, mas se não estão satisfeitos partam para a iniciativa privada, onde não existe greve e muito menos manifestação e pior vão trabalham mais que 8 horas por dia pra ganhar 1 salário e escutar o dia todo que necessitam de qualificação profissional. Acho que é bem pior! Essa manifestação não tem apoio da população...