ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, QUINTA  01    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Servidores protestam por plano de cargos, mas prefeito avisa que só em janeiro

Depois de manifesto em frente à prefeitura, servidores da Assistência Social irão para a Câmara Municipal

Caroline Maldonado e Flávio Veras | 07/12/2021 10:30
Servidores protestam por plano de cargos, mas prefeito avisa que só em janeiro
Servidores da SAS (Secretaria de Assistência Social) em fente à prefeitura de Campo Grande. (Foto: Flávio Veras)

Em frente à prefeitura de Campo Grande, servidores da SAS (Secretaria de Assistência Social) fazem protesto reivindicando plano de cargos e carreiras, na manhã de hoje (7). O grupo pretende seguir para a Câmara Municipal para pressionar os vereadores a se posicionarem sobre o tema.

Com cartazes, os integrantes da manifestação são membros do Fórum Municipal dos Trabalhadores da Assistência Social, segundo o psicólogo João Paulo Ribeiro. Ele lembra que o plano já existe para funcionários de outras secretarias da Capital.

Servidores protestam por plano de cargos, mas prefeito avisa que só em janeiro
Membro do Fórum Municipal dos Trabalhadores da Assistência Social, psicólogo João Paulo Ribeiro. (Foto: Flávio Veras)

“Alguns companheiros têm um salário tão baixo, que precisam buscar outras fontes de renda. Eu acho injusto, pois prestamos um serviço fundamental para sociedade. Muitos políticos têm a bandeira de defender a família, mas não prestam atenção para os profissionais da assistência social, que fazem esse trabalho. Ou seja, nós sim defendemos as famílias", argumenta o psicólogo.

João Paulo conta que já existe um projeto para criar o plano, mas os vereadores não demonstram interesse em fazer o texto tramitar. Ele acredita que o protesto não tramita em função de determinação do governo federal para limitar gastos durante a pandemia.

Por meio dos cartazes, os manifestantes destacam que o plano de cargos e carreiras já está previsto na LOA (Lei de Diretrizes Orçamentárias), aprovada na Casa neste ano.

Em janeiro - Em agenda na USF (Unidade de Saúde da Família) da Moreninha III, nesta manhã, o prefeito Marcos Trad (PSSD) disse ao Campo Grande News, que em 30 anos, nunca teve um plano de cargos para a Assistência Social, como existe agora.

"Quem chamou o grupo para dar a ele condições de crescimento foi o Marquinhos Trad. Quando entrei em 2017, eram 32 servidores concursados, o restante era tudo comissionado ou apaniguado. Hoje, são mais de 300 concursados que eu chamei", comentou.

O prefeito disse que o plano de cargos e carreiras dos servidores está pronto na Procuradoria Geral do Município. Segundo ele, a procuradoria não pode dar aval ao projeto, em função de determinação federal que limita gastos de municípios até o fim do ano.

"Não é vontade política, por mim, já está pronto, igual dos médicos e dos guardas. Vamos fazer tudo que é certo e legal, mas se tem uma lei que me impede sob pena de improbidade administrativa, eles têm que entender e eu envio em janeiro", explicou.

Em pauta - Hoje, os vereadores devem votar durante a sessão o veto total do prefeito ao Projeto de Lei Complementar n. 735/21, que dispõe sobre a inclusão dos assistentes sociais no rol de profissionais da saúde do grupo prioritário do Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19.

Nos siga no Google Notícias