ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, DOMINGO  08    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Servidores têm de informar lista de parentes até o dia 31 de dezembro

Funcionários públicos de carreira, contratados ou em cargos de confiança deverão apresentar as informações

Ricardo Campos Jr. | 20/08/2018 09:36
Prefeito Marquinhos Trad assinando lei contra o nepotismo na semana passada (Foto: Kleber Clajus)
Prefeito Marquinhos Trad assinando lei contra o nepotismo na semana passada (Foto: Kleber Clajus)

A prefeitura de Campo Grande publicou nesta segunta-feira decreto determinando que todos os 19 mil funcionários públicos entreguem, até o dia 31 de dezembro deste ano, lista com os nomes dos parentes até o terceiro grau. A norma, disponível na edição desta segunda-feira (20) do Diário Oficial, serve para combater o nepotismo na administração do município.

Conforme o texto, assinado pelo prefeito Marquinhos Trad (PSD) na semana passada, a medida atende à uma recomendação do MPE (Ministério Público Estadual) relacionada à uma súmula vinculante do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre o tema, que é uma espécie de decisão que manifesta o entendimento da Corte sobre determinados assuntos, e que vale generalizadamente para todas as esferas.

O documento deverá ter a identificação da esposa ou marido (ou existência de união estável), irmãos, tios, sobrinhos, pais, avós, bisavós, filhos, netos e até os bisnetos.

A norma vale também para quem vier a assumir vagas em concursos, cargos de confiança ou contratos temporários.

O documento deverá ser entregue à Secretaria de Gestão, que ficará responsável tanto por controlar o cumprimento da medida como aplicar as medidas disciplinares para quem não entregar a lista, cujo modelo será publicado no site da pasta.

Se for constatada a prática de nepotismo, o órgão vai informar a Controladoria-Geral de Fiscalização e Transparência, que enviará um parecer ao prefeito para que as providências sejam tomadas.

Nos siga no Google Notícias