ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, SEXTA  10    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Sesau fará mutirão de 12 dias em busca de criadouros e focos do Aedes

Convocação das equipes de saúde foi motivada após divulgação do último Lira, que apontou infestação do mosquito em 91,3% dos locais pesquisados

Danielle Valentim | 06/02/2019 10:28
O mutirão foi motivado após divulgação do último Lira que apontou infestação. (Foto: Marina Pacheco)
O mutirão foi motivado após divulgação do último Lira que apontou infestação. (Foto: Marina Pacheco)

Uma resolução da Sesau (Secretatia Municipal de Saúde) publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (6) convocou equipes de atenção básica e de vigilância em saúde para realização de busca ativa de criadouros e focos de Aedes aegypti no período de 11 a 22 de fevereiro.

O mutirão foi motivado após divulgação do último LIRAa (Levantamento de Índice Rápido para Aedes Aegypti), que apontou IPP (Índice de Infestação Predial) em 91,3% dos extratos da pesquisa, quando o recomendado pelo Ministério da Saúde é de até 1%.

A convocação ressalta a Portaria 2.436/2017 do Ministério da Saúde, sobre a PNAB (Política Nacional de Atenção Básica) que garante conjunto de ações de saúde individuais, familiares e coletivas para que, entre os benefícios, promova, previna e diagnostique problemas na saúde.

Além disso, o texto pontua que para o combate e prevenção de epidemias é atribuição do Agente Comunitário de Saúde orientar e acompanhar o morador na remoção, destruição ou vedação de objetos que possam se transformar em criadouros.

A publicação desta quarta-feira também ressalta a Resolução 29 da SES (Secretaria Estadual de Saúde), que estabelece que o Agente Comunitário de Saúde deva fazer o controle mecânico em 100% dos domicílios visitados, quando o morador não o fizer.

Por fim, a resolução convoca todos os profissionais das Equipes de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde para a busca ativa de criadouros e focos de Aedes Aegypti em todos os imóveis de Campo Grande.

A quantidade de servidores que estarão envolvidos nos trabalhos não foi detalhada na convocação. A Resolução entra em vigor nesta quarta-feira (6).

Nos siga no Google Notícias