A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

25/03/2016 08:45

Sexta-feira Santa é celebrada com missa e encenação; veja programação

Programação ocorre em várias paróquias e santuários de Campo Grande

Mayara Bueno

Nesta sexta-feira (25), cristãos do mundo todo lembram a crucificação de Jesus. Em Campo Grande, a programação é extensa hoje, com missas durante todo o dia e encenações da Via Sacra. Nesse dia, de luto e silêncio para os católicos, não é celebrada a Eucaristia, lembrando todo o caminho que levou até o Calvário por meio das vias sacras e a adoração a Cristo crucificado.

Para os católicos, uma série de ritos é cumprida, como a abstenção da carne vermelha e a adoração à cruz, que faz parte do chamado Tríduo Pascal, três dias em que se lembra a paixão, morte e ressureição de Jesus Cristo. O arcebispo dom Dimas Lara Barbosa estará no Santuário de Nossa Senhora da Abadia, na Rua Cel. Cacildo Arantes, nº 408, na Chácara Cachoeira. A celebração ocorrerá às 15 horas. 

Tríduo Pascal: três dias em que se lembra paixão, morte e ressurreição de Cristo(Foto: Marcos Ermínio)Tríduo Pascal: três dias em que se lembra paixão, morte e ressurreição de Cristo(Foto: Marcos Ermínio)

VIA SACRA (SEXTA-FEIRA SANTA)

- Paróquia Santo Afonso Maria de Ligório: 15h
- Paróquia Maria Mãe da Igreja: 15h
- Paróquia Santo Antônio: 15h
- Comunidade São Miguel Arcanjo: 15h
- Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 15h
- Paróquia São Sebastião: 15h (Solene Celebração da Paixão para as mulheres)
- Paróquia Nossa Senhora da Abadia: 15h
- Paróquia São José: 16h
- Paróquia Nossa Senhora de Fátima: 16h
- Paróquia São Pedro Apóstolo: 16h15

CELEBRAÇÃO DA PAIXÃO DE JESUS (SEXTA-FEIRA SANTA)

- Paróquia São Pedro Apóstolo (encenada): 15h
- Paróquia São José: 9h às 14h30
- Paróquia Santo Antônio (encenada): 16h30
- Santuário Nossa Senhora do Perpétuo Socorro: 19h
- Paróquia Cristo Bom Pastor: 6h, 9h, 12h. Versão encenada às 19h

A programação da Semana Santa continua amanhã, no Sábado de Aleluia, com a celebração da Vigília Pascal, ocasião mais importante no calendário católico, quando se recorda a vitória de Cristo sobre a morte. Estão programadas missas em várias paróquias, a partir das 19 horas.



Neste dia de "sexta-feira santa" para quem é Católico e presta mais atenção ou sabe dos detalhes, não se fala ou não se tem a Missa. Hoje, é o único dia do ano, que não há propriamente a missa. Mas, há sim a celebração ou recebimento da Eucaristia. A 'missa' hoje ou o acontecimento deve ser nominado como culto ou a celebração da Paixão e Morte de Cristo.

A explicação consiste então em que: a Missa é a celebração da vida, da ressurreição e da consagração da Eucaristia, onde o padre, faz o ritual que se faz da hóstia ou pão se tornar o corpo e sangue de Cristo.

Portanto, hoje, somente na sexta-feira da Paixão, não há missa, o Cristo está ou vai a morte e assim se faz a Consagração de tornar o pão em corpo e sangue
 
Lucio Borges Ortega em 25/03/2016 11:34:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions