ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Só 20% dos pedidos de dedetização de escorpiões necessitam de visita, diz CCZ

80% das ligações recebidas pelo setor de controle são de problemas que podem ser resolvidos pelos próprios moradores

Danielle Errobidarte | 29/01/2020 10:08
Equipes aplicam inseticida em ralos das casas, quando necessário. (Foto: Silas Lima)
Equipes aplicam inseticida em ralos das casas, quando necessário. (Foto: Silas Lima)

O primeiro mês do ano nem chegou ao fim e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) já recebeu mais de 500 pedidos de exterminação de escorpiões em casas. Entretanto, apenas 20% desses pedidos necessitam realmente do deslocamento de uma das equipes do órgão. Os outros 80% podem ser resolvidos com ações feitas pelos próprios moradores.

Das 543 solicitações realizadas até agora, a presença da equipe foi necessária em apenas 113 delas. No ano de 2019 foram 825 pedidos de dedetização no CCZ, 65% do total já feito em 2020.

A gerente-técnica do setor de controle de roedores, animais peçonhentos e sinantrópicos, Cristianne Brandão explica que existem requisitos para que os pedidos se transformem em visitas nas casas. "Assim que a pessoa liga falando que tem um escorpião na casa dela, damos orientações para que coloque barreiras físicas, como telas ou peneiras, nos ralos de pias e banheiros".

A visita acontece somente em casos reincidentes, se o morador cumprir as determinações passadas pela equipe. Cristianne explica que as barreiras físicas são eficazes em 90% dos casos para escorpiões que aparecem no interior das residências, uma vez que os inseticidas podem estimular os insetos a sair dos ralos. "O inseticida nem sempre consegue controlar. Já aconteceu de irmos em uma casa, a moradora ver que o ralo está aberto, sem proteção, e mesmo assim pedir que aplicasse. Mas não adianta se não fechar!"

Para a área externa da casa, os cuidados incluem a limpeza e manutenção de áreas verdes e eliminação de materiais que possam acumular sujeira. "Na área verde da casa e ao redor do muro é diferente porque é o habitat natural do escorpião, eles não estão vindo mais pela rede de esgoto. Nesses casos é preciso aparar a grama e manter o ambiente limpo, sem material orgânico", explica a gerente.

A visita pode ser solicitada pelos telefones 3313-5000 ou 2020-1796.

Nos siga no Google Notícias