ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 22º

Capital

Só neste sábado, 8 fizeram teste para detectar coronavírus na Capital

Paciente deve procurar atendimento preferencialmente em UBS

Tainá Jara e Aline Santos | 14/03/2020 19:38
A infectologista Márcia Dal Fabro, o secretário municipal de Saúde, José Mauro, e a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo (Foto: Henrique Kawaminami)
A infectologista Márcia Dal Fabro, o secretário municipal de Saúde, José Mauro, e a superintendente de vigilância em saúde, Veruska Lahdo (Foto: Henrique Kawaminami)

Após dois casos do coronavírus serem confirmados em Campo Grande, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) repassou uma série de orientações aos pacientes que apresentarem sintomas semelhantes ao da gripe. Oito coletas feitas neste sábado são investigadas pela secretaria e os pacientes devem buscar preferencialmente às UBSs (Unidades Básicas de Saúde) para atendimento.

A população deve recorrer as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) apenas em caso de desconforto respiratório. Por concentrarem vários pacientes, com diferentes tipos de doença, as unidades de emergência são consideradas um espaço arriscado para quem está com o sistema imunológico debilitado. Tosse e coriza estão entre os sintomas da Covid-19.

Em coletiva de imprensa, realizada na tarde deste sábado, a infectologista da Sesau, Márcia Dal Fabro, fez um apelo especial para os idosos. Segundo a médica, eles devem evitar sair de casa para ficar em aglomerações. A letalidade entre as pessoas com mais de 60 anos, com a doença, é de 15%.

Em casos de suspeitas, os idosos devem evitar o contato com crianças, pois a maioria delas costuma não apresentar os sintomas do coronavírus.

A Sesau vai contar com uma unidade de reposta rápida, ou seja, equipe a ser designadas para as unidades de saúde caso pacientes necessitem fazer exames para investigar a doença. Se a suspeita envolver pessoa acamada, os servidores da saúde devem se deslocar até a casa do paciente.

Com os casos confirmados, a equipe irá avisar o paciente, questionar sobre as pessoas que tiveram contato, e orientá-las a procurar unidades de saúde se apresentarem sintomas.

Veruska Lahdo, superintendente de vigilância em Saúde, afirma que a estratégia é sensibilizar a população para tomar as medidas de prevenção, pois a doença ainda não tem um tratamento eficaz ou uma vacina para combatê-la. Quem apresentar sintomas, segundo ela, deve evitar ir ao trabalho. Em casos de crianças, a recomendação é para não levá-las para escola.

São 71 unidades básicas de saúde na Capital. Elas funcionam das 7h às 19h, mas podem ter o horário estendido até às 22h, caso seja necessário.

Leitos – De acordo com o secretário municipal de Saúde, José Mauro, 60 leitos normais e mais de 10 de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) foram ativados no Hospital do Pênfico, na saída para Sidrolândia.

Além disto, o Ministério da Saúde já habilitou 10 leitos de UTI do Hospital do Trauma e o governo do Estado mais 9 leitos no HR (Hospital Regional).

Nos siga no Google Notícias