ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Capital

STJ mantém presos golpistas que fizeram mais de 25 mil vítimas

Este é o quarto pedido de liberdade negado pela Justiça; o último foi feito no dia 28 de dezembro do ano passado

Guilherme Henri | 02/02/2018 16:20
Celso Éder Gonzaga de Araújo, 25 anos (Foto: Revista Al.so)
Celso Éder Gonzaga de Araújo, 25 anos (Foto: Revista Al.so)

O STJ (Superior Tribunal da Justiça) negou pedido de liberdade feito pela defesa de Celso Eder Gonzaga de Araújo e Anderson Flores. Eles são apontados como líderes de um golpe com promessa de trilhões e presos na operação Ouro de Ofir, realizada em 21 de novembro do ano passado pela PF (Polícia Federal).

Com a decisão publicada nesta sexta-feira (2) Celso Eder e Anderson Flores continuarão presos. Este é o quarto pedido de liberdade negado pela Justiça. O último foi feito no dia 28 de dezembro do ano passado. Na data, à 3ª Vara da Justiça Federal de Campo Grande, a defesa alegou que não subsistem os motivos da prisão, que terminou o prazo do inquérito (indicando que a investigação ainda precisa de muito tempo para a conclusão) e que é possível substituir a previsão preventiva por medida menos gravosa.

Policiais vasculhando a Company Consultoria Empresarial (Foto: Guilherme Henri)
Policiais vasculhando a Company Consultoria Empresarial (Foto: Guilherme Henri)

A decisão é da ministra Laurita Vaz, que considerou que não houve qualquer ilegalidade na decretação da prisão preventiva ou sobre os prazos na conclusão do inquérito policial. Para sustentar o indeferimento ela destacou argumentos usados em decisão do Juízo de primeiro grau:

“Há sérios indícios de oferta de investimento sem aparente garantia ou lastro econômico, perpetrada, dentre outros modus operandi, pela oferta de lucro fácil mediante a celebração de contratos de doação de montantes expressivos dos investidores, tendo como contrapartida, unicamente, o pagamento de custos operacionais para a repatriação de uma suposta comissão obtida com a negociação de toneladas de ouro, ou para liberação de uma antiga Letra do Tesouro Nacional”.

A ministra também destacou que “a priori, pelo que se observa dos autos, não houve afronta aos princípios que norteiam as medidas cautelares pessoais elencados e sequer, a rigor, a custódia cautelar pode ser substituída por alguma das medidas de liberdade”.

Além da dupla, permanece preso  Sidinei dos Anjos Peró, que também é apontado pela PF como líder do esquema. O pedido de habeas corpus dele foi negado pelo TRF em dezembro de 2017.

Ouro de Ofir – A operação investiga organização criminosa que vende ilusão: a existência de uma suposta mina de ouro cujos valores, repatriados para o Brasil, são cedidos, vendidos ou até mesmo doados mediante pagamento.

Em geral, o investimento inicial era de mil reais para um resgate financeiro futuro de R$ 1 milhão. Mas há quem tenha investido R$ 500 mil. Ouro de Ofir, nome da operação, é baseado em uma cidade mitológica da qual seria proveniente um ouro de maior qualidade e beleza. Mas nem ouro e nem cidade foram localizados.

Nos siga no Google Notícias