ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Delegado afirma que “golpe” denunciado na Ouro de Ofir continua

Mesmo com remessa do caso para a Justiça Estadual, delegado da PF afirma que apurações terão continuidade; prática sob investigação, agora, envolve o convencimento das vítimas

Humberto Marques | 03/01/2018 19:26
Investigações da Ouro de Ofir continuam, afirma delegado. (Foto: Guilherme Henri/Arquivo)
Investigações da Ouro de Ofir continuam, afirma delegado. (Foto: Guilherme Henri/Arquivo)

Mesmo depois de quase 50 dias das prisões realizadas na operação Ouro de Ofir, a Polícia Federal afirma que continuam a ser realizadas tentativas de se convencer vítimas no que continua a ser tratado como um golpe de grandes proporções. A afirmação é do delegado da Polícia Federal Guilherme Farias, que atua nas investigações.

“O golpe continua, com pessoas ainda acreditando nos pagamentos”, declarou Farias ao Campo Grande News. Segundo ele, informações recorrentes sobre a atuação de pessoas envolvidas no esquema, contatando pessoas por meio de redes sociais e aplicativos de mensagens, chegam à sede da PF na Capital.

Uma das práticas comuns na Ouro de Ofir envolveu o contato entre vítimas e acusados de participação no esquema por meio de apps como o WhatsApp. Ali, a disseminação de informações continua a pleno vapor, seja por meio de postagens tentando dar veracidade aos fatos sob apuração ou tentativas de desqualificar as investigações da PF.

“Até hoje muita gente acredita. Questiona o trabalho da PF, a Justiça, tudo, para manter essa ilusão”, prosseguiu o delegado.

Estadual – Em 22 de dezembro, o juiz federal substituto Roberto Polini, da 3ª Vara Federal de Campo Grande, acatou argumento do MPF (Ministério Público Federal) pelo arquivamento de parte das denúncias na Ouro de Ofir –referentes a crimes contra o sistema financeiro, que são da alçada daquela esfera do Judiciário– e remeteu os autos para o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

Enquanto a defesa de Celso Éder Gonzaga Araújo, apontado como um dos líderes do suposto esquema, já prepara nova tentativa para obter sua liberdade, a PF também trabalha para sustentar suas acusações. “Dá para comprovar que houve as práticas. Eles [acusados] já foram denunciados na Justiça Estadual, que terá de receber a acusação apresentada pelo MPMS [Ministério Público de Mato Grosso do Sul] no plantão”, declarou o delegado Araújo.

Para a PF, apesar da manifestação do Ministério Público, “há elementos indicando que houve crime federal”. As teses com as quais a Polícia Federal trabalha no caso incluem suspeitas de falsificação de títulos federais, estelionato e formação de organização criminosa. O delegado reforçou que as investigações continuam para, agora, dar suporte às autoridades estaduais.

Nos siga no Google Notícias