ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Tatuador acusado de assédio entra com ação contra Twitter

Tatuador de 41 anos pede retirada da acusação e acesso aos dados do perfil da pessoa que o acusou de assédio

Silvia Frias | 09/06/2020 10:09
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade

Tatuador de 41 anos, citado como assediador em depoimento com a polêmica tag #exposedcg entrou com processo contra o Twitter pedindo a retirada da publicação e acesso aos dados para identificar quem o acusou. As denúncias já renderam boletins de ocorrência e investigações tanto contra os denunciados quanto as supostas vítimas.

O processo foi protocolado no último dia 5 de junho, na 10º Vara Cível de Campo Grande, dois dias depois que a acusação contra ele foi postada pela jovem com a tag #exposedcg. No processo, a alegação é que as acusações são falsas e “as acusações têm consequências graves e irreparáveis em sua vida pessoal e profissional”.

Ela relata que o assédio aconteceu em 2016, quando tinha 19 anos e resolveu fazer tatuagem entre os seios. A jovem relata que foi ao estúdio do tatuador acompanhada de um amigo, justamente porque não queria ficar sozinha.

A jovem diz que o tatuador insistia para que o amigo fosse fumar, o que acabou acontecendo enquanto a tatuagem ainda estava sendo feito. Durante o procedimento, ela diz que o homem a convenceu a ficar sem o tampão nos seios, pois não havia problema ficar sem nada.

“Uma hora ele foi limpar e passou a mão nos meus seios, na época, tinha piercing no mamilo e foi totalmente desconfortável”, relatou. A garota disse que pediu pausa durante a tatuagem e comentou que tinha namorado. “Falou até em separar da mulher se eu desse uma chance a ele, na época ele já tinha filha e ainda era casado!”.

Quando o amigo voltou, o tatuador colocou esparadrapo nos seios e terminou a tatuagem.

O advogado Eduardo Correia Pracz entrou com pedido em caráter liminar para que a postagem seja imediatamente retirada, sob pena de multa mínima diária de R$ 100. Pede, ainda, acesso aos dados do perfil da usuária para identificar quem fez a acusação. No mérito, a retirada permanente da publicação.

A defesa alega há mecanismos cíveis e criminais para apurar supostos delitos, justamente para evitar a proliferação de boatos. “A liberdade de expressão não pode ser abusada a ponto de enviar um sujeito a um julgamento virtual, onde não há direito de defesa ou exigência de provas”.

O último andamento do processo é do dia 8 de junho, em que a juíza Sueli Garcia solicitou que o tatuador comprove a insuficiência de recursos em prazo de 15 dias, sob pena de indeferimento da petição inicial.

Polêmica e investigações – o movimento surgiu na noite de 1º de junho, criado pelo perfil “Elizabeth Brum”. Em poucas horas, a tag #exposedcg ficou entre as chamadas “trending tropics”, nos assuntos mais comentados do Twitter.

A criadora tem 19 anos, estudante de Letras, mora em São Paulo e iniciou o movimento para denunciar caso de abuso sofrido por uma amiga.

Os relatos se multiplicaram e, no dia seguinte, rendeu boletins de ocorrência por injúria, difamação, calúnia e investigação após uma das vítimas que expôs o caso em rede social ter procurado a Deam (Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher). À polícia, a jovem contou ter sofrido os assédios quando foi trabalhar como modelo para uma campanha de roupas íntimas.

Nos siga no Google Notícias