A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

25/07/2013 12:00

Taxistas denunciam “invasão” de veículos na faixa exclusiva da Duque de Caxias

Leonardo Rocha e Aliny Mary Dias
Motoristas não respeitam faixa exclusiva para taxistas e ônibus na Duque de Caxias (Foto: Marcos Ermínio)Motoristas não respeitam faixa exclusiva para taxistas e ônibus na Duque de Caxias (Foto: Marcos Ermínio)

Os taxistas denunciaram a “invasão” dos veículos na faixa exclusiva para taxi e ônibus na Avenida Duque de Caxias. De acordo com eles, os motoristas não respeitam a sinalização e sempre utilizam a via reservada.

Wesley Sobrinho, taxista há dois meses, ressaltou que os veículos invadem a “faixa azul” e até brigam caso sejam questionados pela infração. “Nós jogamos luz alta, mas não adianta, a única coisa que conseguimos é arranjar uma briga. Os motoristas não respeitam a exclusividade e ainda acabam nos ofendendo”, declarou ele.

Já o taxista Cleir Aparecido, que trabalha na função há 16 anos, destaca que esta situação atrapalha a prestação do serviço no Aero Porto Internacional, já que eles não conseguem atender a todos os passageiros que precisam do transporte. “Tem horas que descem três ou quatro aviões de uma só vez, enquanto isto estamos presos no trânsito”, indicou.

 

Wesley Sobrinho diz que além de não respeitar faixa, motoristas arranjam briga caso sejam questionados (Foto: Marcos Ermínio)Wesley Sobrinho diz que além de não respeitar faixa, motoristas "arranjam" briga caso sejam questionados (Foto: Marcos Ermínio)

Para Valtrudes Lemos, taxista há cinco anos, a única forma de combater esta infração é uma fiscalização mais severa da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito). “Só multando estes motoristas, também deve ter mais sinalização para que ninguém diga entrou na pista por engano”, sugeriu ele.

Ações – O secretário municipal de infraestrutura, transporte e habitação, Semy Ferraz, destacou que a instalação de circuito de câmeras e uma supervisão efetiva da prefeitura vão aumentar a fiscalização nas faixas exclusivas.

Semy destacou que a prefeitura já estuda ações mais severas, porque irá implementar, a partir do ano que vem, diversos corredores de ônibus na Capital e alguns não terão divisórias, apenas faixas reservadas. “Iremos contar com a contribuição de todos e também com uma fiscalização mais efetiva”, ponderou ele.

De acordo com o secretário, as obras irão começar na segunda quinzena de fevereiro de 2014, com duração de dois anos. Os corredores serão instalados próximos aos terminais e nas principais ruas da Capital. Apenas a Avenida Afonso Pena foi retirada do projeto, por ter sido tombada como patrimônio histórico e cultural.

Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...
Ação oferece serviço especial na UBSF do Tarumã nesta terça-feira
A UBSF (Unidade Básica de Saúde da Família) do Tarumã promove nesta terça-feira (12) diversas atividades voltadas para a promoção de saúde da populaç...


A agetran fiscaliza sim os táxis, eles vão nos pontos todos os meses, e conferem tudo, e os outros carros??dos certinhos do transito?? só os taxistas e mototaxistas são vistoriados, pra quem não sabe, a agetran esta de olho no táxis sim até demais, e andam a 20 km por hora na faixa da esquerda poooodeeee?? né......
 
lenita Santos em 26/07/2013 10:20:07
Claro, vamos punir quem infringe as leis de trânsito. Começando pelos taxistas que não só na Duque de Caxias mas por toda a cidade andam em altíssima velocidade , fazem ultrapassagens perigosas. Segundo matéria divulgada aqui no cgnews : "Mas a regra é clara: é proibido andar nela. É o que explica a professora mestre da Divisão do Trânsito da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Ivanise Rotta.

“Esta faixa como as placas sinalizadas são exclusivas para ônibus, táxis, moto táxis e ou veículos oficiais como Corpo de Bombeiros e a Polícia. Aberta a exceções quando for acontecer a conversão à direita”

Não acho que alguns motoristas não estejam abusando, mas a grande maioria entra nessa faixa quando vai fazer a conversão. O problema é que os táxis não querem esperar.
 
Weruska Boiko em 26/07/2013 09:42:43
Eles comentam coisa ser saber q na verdade quando os veículos são autuados quando flagrados em situação de infração. Somente não podemos ficar fiscalizando exclusivamente a faixa da av. Duque de Caxias, pois ocorrem infrações em todos os lugares da cidade. Fazemos o possível, não conseguímos atender a todos . NOS DESLCULPEM.
 
Francisco Junior em 25/07/2013 17:08:16
HA ENTAO E POR ISSO QUE OS TAXI FURAM OS SINAIS?ENTENDI A PRESSA
 
Chrisley Regina Pereira da Cruz em 25/07/2013 16:50:48
ENTAO QUE TOMEM PROVIDENCIAS TAMBEM A RESPEITO DOS MOTORISTAS QUE ANDAM NA PISTA DA ESQUERDA A 20 POR HORA, SE AGENTE NAO ULTRAPASSA FICAMOS A MANHA INTEIRA SO NA DUQUE, ISSO NAO SE DA MULTA NE???!!! CAMPO GRANDE ESTA PESSIMA PARA ANDAR DE CARRO, 1º SO SE FALA EM MULTA "E NADA DE PROVIDENCIAS". E OUTRA AQUELA PISTA SO PRESTA PARA OS TAXIS ABUSAR DA VELOCIDADE...
 
lohana fernandes em 25/07/2013 16:47:01
Nesse momento oportuno, seria interessante perguntar aos senhores do táxi se a Rua Duque de Caxias é pista de racha? Não vai demorar muito para acontecer uma tragédia....
E vamos esperar para ver quem está certo...
 
Louiz Ribeiro em 25/07/2013 16:09:51
Li vários comentários e concordo com eles, hoje mesmo quase fui vítima de um desses taxistas que reclamam dos outros veículos na faixa esclusiva, porém, se ele estava a 100km/h era pouco,quando a velocidade máxima permitida ali é de 50km/h independentemente de ser exclusiva ou não. Realmente ali naquela via passou da hora de se ter um pouco mais de fiscalização e depreferência que as autoridades em transito não fechem os olhos para as barbáries cometidas pelos taxistas ( profissionais que deveriam zelar pelo bom andamento do transito de nossa capital ). Mas se der uma chance eles te atropelam,da ré, passa em cima de novo e vão embora ( com excessão de poucos ). A maioria só andam costurando e com o pé colado no acelerador. AGETRAN, FISCALIZE OS TAXISTAS URRRRGEEEEENNNNTE.
 
nelson tosta em 25/07/2013 16:09:30
Até seria justa a reclamação se os "conscientes e donos da razão motoristas de táxis" dirigissem de maneira segura pela tal avenida. Todos sabem, e inclusive a Agetran que eles circulam a mais de 100 km/h quando estão retornando para o aeroporto quando a via permite 60 km/h e em alguns trechos limitada a 50 km/h. Colocando é claro, em perigo os demais usuários da via, e os agentes de trânsito "cadê". Sem contar um imenso canteiro central servindo pra nada quando poderia ter gasto um pouquinho mais e ter feito mais uma faixa de rolamento, "cadê" a visão de futuro, ha ali será construído o tal VLT mas quando daqui a 50 anos, até lá vamos disputando espaço passando uns por cima dos outros e o gramado continua lá verde e servindo pra quê?
 
marcio silva em 25/07/2013 15:45:45
A PMCG tem é que acabar com essa máfia dos táxis do aeroporto.
Acabando com a Bandeira 2 e liberando o trânsito aos táxis que por ventura desejarem desembarcar ou embarcar clientes assíduos por lá.
Cambada de folgados.
 
Madalena Arre Pendid em 25/07/2013 15:33:44
Concordo em número; gênero e grau com o Dionisio Nunes!

Sem mais.
 
Thiago Alves de Assis em 25/07/2013 15:28:03
Precisamos de uma linha de ônibus executivo no aeroporto para acabar com essa mamata do táxi no Aeroporto. Estamos recebendo muito mal os turistas em nossa cidade. CPI do Taxi já! O único aeroporto do Brasil que não é atendido por linha de ônibus executivo. Absurdo!
 
Fabio Pellegrini em 25/07/2013 15:16:34
Engraçado,morei na região por mais de cinco anos e na maioria dos acidentes que presenciei na Av Duque de Caxias são dos senhores taxistas.
O meu marido e eu cansamos de "levar susto" por conta dos senhores reclamões e cheios de moral vir na nossa frente,costurando e até dando a seta em cima da hora,ou seja,ultrapassa a faixa seguinte e muitas vezes nem dá sinal.
Façam me o favor senhores taxistas,voltem para a auto escola e conheçam(se não sabem)os seus DIREITOS e de seus DEVERES.
 
Stephanie Espinoza em 25/07/2013 14:30:54
Absurda a reclamação dos taxistas. Na verdade querem o privilégio que deveria ser dado apenas para as ambulâncias e ônibus coletivos. O pano de fundo desta questão esta na posibilidade dos taxistas sairem do ponto no aeroporto ate outo lugar, fazendo o máximo possivel de viagens, colocando em risco a vida do passageiro.
 
Marcelo Dib em 25/07/2013 14:27:00
Senhores taxistas, já que voçês querem exclusividade nessa faixa, então, PAREM DE TRAFEGAR NAS OUTRAS, voçês são um dos piores exemplos do trânsito de CG.
 
Kaio Gleizer em 25/07/2013 14:25:42
A maioria dos taxistas é abusada, quase passam por cima dos demais motoristas em QUALQUER FAIXA, preferencial não existe para esse pessoal, são agressivos ao dirigir e não obedecem a nada nem a ninguém. São praticamente os VISIGODOS do volante.
Agora vão reclamar? Antes sejam exemplos, não é difícil.
Outra coisa: quem quer converter tem o direito de entrar na faixa para fazer isso, ou querem que a gente VOE, se aparate em outro lugar sem usar a faixa?
E imagino que boa parte de quem reclama disso são os taxistas do aeroporto, a verdadeira FALANGE DA GROSSERIA.
E já que sugerem multas, querem que nos multem, sugiro a todos que comecem a fotografar taxistas fazendo suas gracinhas diárias no trânsito e DENUNCIEM. CANSEI DA MÁ EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO DE VOCÊS.
 
Mirian Costa em 25/07/2013 13:59:00
Ninguém respeita essa faixa mesmo, o povo tem é que voltar pra autoescola. Tem gente aqui falando que não se pode multar porque está trafegando ali. Claro que pode! Não só pode, como conheço gente que já foi multada, recorreu e perdeu. A via é exclusiva, assim como há ruas onde são proibidos caminhões, pedestres, ciclistas, carroceiros... A alegação foi de que ia fazer a conversão à direita. O parecer foi que ela fez a mudança de faixa em faixa contínua, portanto, observem que próximo aos cruzamentos, a faixa fica descontínua e só lá pode se mudar de faixa, não é só na faixa amarela que essa regra vale! Mas os taxistas mudam para as faixas do meio quando os ônibus param a qualquer momento, com faixa contínua ou não. É bom que todos revejam seu comportamento no trânsito, inclusive eu.
 
Paulo Medeiros em 25/07/2013 13:58:51
Porque as pessoas quando pedem um táxi, ficam reclamando da demora??????Não pode passar nem 2 minutos e estão reclamando, mas ai quando o taxista volta correndo, os mesmos que já não estão mais no táxi, acham ruim.kkk Vai entender, só para saber para ser um taxista é necessário um curso, e muitas pessoas já nem passam no psicológico, então não é pra qualquer um , muito melhor que muitos motoristas da capital, e se saber que a faixa é exclusiva porque andar nela....Conheçam melhor a profissão de táxi, as taxas paga por quilometro e ai sim falem....! Só não reclamem se esta demorando o táxi , ele pode estar andando na via a 50 km, então paciência.....
 
Lenita Santos em 25/07/2013 13:48:46
Na verdade ocorre infração dos dois lado, alguns motoristas invadem a faixa, se acham espertos, isso a população já está cansada de ver, uma tremenda falta de educação, por outro lado estão os taxistas que acham que podem voar na faixa, não respeitam o limite de velocidade. Quando alguém pretende entrar a direita, o que ocorre na entrada do Comando Militar do Oeste, eles ficam dando sinal de luz querendo que a pessoa saia da frente, ou seja a educação no trânsito não existe. Para amenizar o problema deveriam fiscalizar mais ou colocar radares para punir os que se acham "espertinhos".
 
Waldemir da Silva Fernandes em 25/07/2013 13:47:06
Os donos da razão.....ai te pergunto em que eles estão amparados na lei.....só sabem reclamar,eles se acham os bons e donos da cidade só fazendo merda no transito e esses taxistas do aeroporto pensam que são dono do aeroporto,o que tem que fazer e fiscalizar muitos desses que se dizem profissionais,pois já vi vários deles sentados em bar tomando um pinga ou uma cerveja e ai pergunto cade a fiscalização pra eles........pois quando estão com pressa só falta passar em cima da gente mas quando estão sem cliente eles andam atrapalhando o transito......
 
wagner barreto leite em 25/07/2013 13:08:08
Nossa parem de dar um coitadinhos, vcs são os piores, ontem a noite um taxistas abriu para ultrapassar um outro taxista e quase bateu no meu carro, tive que frear para não haver colisão, e quase o carro que estava logo atras quase bate em mim, vcs andam na Duque de Caxias como se fosse um autódromo, ou melhor como se fossem o donos da avenida Seus fingidos e ma educados.
 
Hélita Igrez em 25/07/2013 13:07:11
esses motorista de taxis pensa que sao donos da cidade, nao respeita quando temos que entrar na faixa para fazer a conversao, eles podem fazer mudança de faixa sem sinalizar,fechar os outras carros e ainda querem reclamar, todos nos pagamos imposto igual a vcs, se tiver fiscalizaçao vcs serao multados por excesso de velocidade, loucos atras de passageiros, e melhor vcs rever os seus conceitos no transito
 
genivaldo pedroso em 25/07/2013 13:02:41
Os Taxista nao querem concorrencia ! O excesso de velocidade é público e notorio , e as Autoridades fazem alguma coisa.......nao neh.......
 
altamir batista de amorim em 25/07/2013 12:56:19
Srs taxistas parem de ser arrogantes, pois a via NÃO É EXCLUSIVAMENTE de você, haja vista que QUALQUER veículo que queira fazer uma conversão À DIREITA tem o direito de utilizar a pista da DIREITA ("exclusiva" dos táxis). Os brigões do trânsito são vocês, querem passar por cima dos outros, dando luz alta, buzinando e xingando muitas vezes. A Duque de Caxias possui diversos pontos que permitem conversão à direita, o que naturalmente dá o DIREITO de qualquer motorista antecipadamente se posicionar na faixa referente à sua conversão, fato que consta no CTB e que qualquer cidadão habilitado conhece, inclusive os Srs. "Profissionais" de praça.
 
Dionisio Nunes em 25/07/2013 12:29:13
Reclamam de + esse pessoal , o transito já esta um problema sério , congestionamento e querem uma faixa só para eles... naõ acho certo isso ... outra coisa, os taxistas pensam que estão participando de competição , abusam da velocidade !!! digam que é mentira !!!
 
CELIO SILVA em 25/07/2013 12:28:56
Anteontem liguei para denunciar um taxista andando em alta velocidade, "costurando"entre as faixas e que avançou o sinal vermelho.
Ontem, anotei três placas de taxistas andando juntos a, no mínimo, 70 km/h , inclusive FORA da faixa "exclusiva", e TODAS AS VEZES que passo pela avenida presencio excesso de velocidade de taxistas...
E ELES é que reclamam ?
 
claudio fernandes em 25/07/2013 12:28:04
1º Não existe amparo legal, e sim, é uma questão de cultural, a implantação e utilização destas vias exclusivas. 2º Eles (taxistas) usam esta via com abuso de velocidade. 3º Se eles querem exigir, passem a usar somente a via deles, e parem de usar as demais!!! Estou cansado de andar pela avenida e mesmo estando a uma velocidade média de 60km, sou surpreendido por veículos do tipo Taxi quase que passando por cima do meu veiculo!! Antes de reclamarem deem o exemplo!!!
 
Clayton Oliveria em 25/07/2013 12:26:42
Acertada a denúcia dos taxistas. Os pezões, que só sabem acelerar NÃO dirigir, são os imprudente, negligente...que imperram o trânsito naquele local, atrapalhando ônibus, taxi, viaturas e ambulâncias.
Esse povo, tirou carteira para dirigir na roça. Portanto, se não for por INTELIGÊNCIA, nem por EDUCAÇÃO, que seja a base de PUNIÇÃO, somente dessa maneira, poderá haver mudanças nessas cabeças ocas.
Onde existe, fiscalização de VERDADE e motoristas civilizados, isso não ocorre.
 
Neyde de Oliveira em 25/07/2013 12:26:31
Os ônibus e ambulância eu concordo, mas taxista não, porque muita gente está no expediente trabalhando de alguma forma nos veículos; porque só taxista? É para deixar mais rico os grupos controladores?
 
luis alves em 25/07/2013 12:26:17
Eu concordo com o Wesley, mas é preciso corrigir muita coisa no trânsito; uma via de acesso ao aeroporto daquele tipo deveria ser de 60 km por hora e também os sinaleiros seguram demais o transito.
 
luis alves em 25/07/2013 12:23:41
Olha quem fala sobre respeitar o transito se os taxistas principalmente do Aeroporto Internacional são os que mais desrespeitam o transito vem na Av. Duque de Caxias a mais de 100 km/h "costurando" os carros para assim pegarem mais passageiros, isso a Agetran não percebe ou não querem. Leis de trânsito vale para todos, motoristas, motociclistas, ciclistas, pedestres e todos que usam a via pública.
 
Arleson Paz em 25/07/2013 12:19:10
Nao ha amparo legal para multar ali. E via opcional. O taxistas so querem continuar abusando da velocidade!
 
juliao pedroso em 25/07/2013 12:15:15
está certo que a faixa é deles... OK tudo bem ! mas também gostaria de reclamar da auto velocidade que eles atravessa de faixa depois do radar para poder chegar no ponto para nao perder a corrida