ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Tenente fica na cadeia por xingar colegas de farda após bebedeira e acidente

Em audiência de custódia, denunciou ter sido torturado pelos policiais militares que o prenderam

Anahi Zurutuza | 21/07/2021 15:29
Entrada do Presídio Militar, no Complexo Penal de Campo Grande (Foto: Campo Grande News/Arquivo)
Entrada do Presídio Militar, no Complexo Penal de Campo Grande (Foto: Campo Grande News/Arquivo)

Tarde de bebedeira rendeu para o 2º-tenente aposentado que desacatou colegas de farda mais tempo na cadeia. Valmir de Menezes, 56 anos, está preso em flagrante desde a noite de domingo (18), só passou por audiência de custódia na manhã desta quarta-feira (21) e por decisão da juíza Eucelia Moreira Cassal ficará preso por tempo indeterminado.

Em juízo, o PM denunciou ter sido torturado. Segundo registrado na ata da audiência, ele afirmou que foi “jogado em camburão” e que teve as algemas apertadas. Afirmou ainda ter sido vítima de constrangimento, porque quando chegou em delegacia, “haviam avisado a imprensa” para filmá-lo.

A prisão em flagrante foi convertida em preventiva porque ao xingar militares que o abordaram após acidente de trânsito, o tenente aposentado cometeu quatro infrações previstas nos artigos 160, 177, 299 e 301 do Código Penal Militar –  insubordinação, resistência à prisão, desacato e desobediência, respectivamente.

“No caso em tela, as circunstâncias graves do delito, com envolvimento em tese em anterior crime de trânsito e fuga, que circunstam os delitos militares, mostram que a segregação é necessária para a manutenção das normas e princípios de disciplina militar, que ficariam atingidos se em liberdade o autuado”, entendeu a juíza, também conforme registrado na audiência. Ele deve ser encaminhado para o Presídio Militar, no Complexo Penal de Campo Grande.

A confusão - Conforme registrado no auto de prisão em flagrante, Menezes colidiu o VW Gol que dirigia com um Ford Fiesta ao tentar sair de uma casa na Rua São Vicente de Paula, no Centro da cidade. Após o acidente, fugiu do local. O motorista do outro veículo conseguiu anotar a placa do carro e avisou a polícia.

Rondas foram feitas, mas foi a própria vítima do acidente quem encontrou a casa em que o motorista entrou. Os policiais foram avisados e até então, o condutor que havia causado a colisão não havia sido identificado. No endereço a equipe foi recebida por uma mulher. Ela se identificou como mãe do suspeito e revelou que o filho era tenente aposentado, que não iria sair para atender os colegas de farda porque estava bêbado e queria jantar.

Os militares relataram a situação ao superior responsável pela equipe, que foi ao local. O oficial do dia e o comandante do batalhão também foram avisados. Uma nova tentativa de conversar com o tenente foi feita. Ele saiu de casa, mas para xingar os colegas. “Seus soldadinhos de merda. Ninguém vai me prender”, teria dito.

Alterado e visivelmente bêbado, segundo relatado pelos policiais, ele ainda desacatou o subcomandante do 8º Batalhão da Polícia Militar e tentou fugir do local de carro, mas foi impedido. As tentativas de convencer o tenente a ir para a delegacia não deram certo e os militares tiveram de imobilizar e algemar Menezes.

Ainda de acordo com o registro policial, ele não quis prestar esclarecimento na delegacia, mas aos colegas confessou ter bebido durante a tarde.

Reincidente - Essa não é a primeira vez que o tenente da reserva vai parar na delegacia. Em 2019 foi preso por porte ilegal de arma em um hotel de Deodápolis. Na ocasião também havia ingerido bebidas alcoólicas e acabou dormindo no local, mas acabou denunciado por andar armado. Como não tinha documentação do revólver calibre 32, foi detido em flagrante.

Nos siga no Google Notícias