ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 33º

Capital

Testes estão em falta em farmácias e há dificuldade de agendamento

Em cenário de leitos lotados, quem precisa de diagnóstico também esbarra em empecilhos

Tainá Jara | 23/03/2021 20:24
Farmácia Pague Menos está sem teste rápido disponível (Foto: Direto das Ruas)
Farmácia Pague Menos está sem teste rápido disponível (Foto: Direto das Ruas)

Duas grandes redes de farmácias de Campo Grande estão sem testes rápidos para vender. O instrumento, utilizados para detectar a covid-19, costumava estar disponível nas prateleiras de farmácias das redes Pague Menos e Drogasil.

Na Pague Menos da Rua 15 de Novembro, recado fixado no caixa comunica sobre a falta do produto. A informação dos atendentes é de que o item está em falta em todas as unidades da rede da Capital e não há previsão de entrega.

Em algumas unidades da Drogasil, os testes rápidos estão em falta há mais de cinco dias. Também não há previsão para que o insumo volta a estar disponível para a população.

Leitores do Campo Grande News relataram a dificuldade em agendar os testes até mesmo no SUS (Sistema Único de Saúde). “Estou precisando fazer um teste e o telefone que a prefeitura disponibilizou não funciona e nas farmácias não tem”, relatou a pedagoga Milla Freitas. Ela e a filha estão com sintomas da covid-19.

Conforme a leitora, o telefone disponibilizado pela Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) chama até cair. “Estou há mais de 24h ligando sem sucesso. Eu fiquei meio apavorada”, afirmou.

Em nota, a prefeitura afirmou que o agendamento do teste de RT-PCR para identificação da covid-19 pode ser feito através do telefone 0800 946 0911 ou agendamento presencial em uma das unidades da rede.

Neste momento não há previsão para abertura de novos locais para a coleta de material para realização de exames, visto que é ofertado diariamente 720 testes de RT-PCR na rede, sendo que as agendas das unidades não são totalmente preenchidas.

Unidades – A realização do teste está sendo feita em 30 unidades, que funcionam das 06h às 18h, que farão exclusivamente os seguintes serviços: vacina covid; coleta de Swab e/ou teste rápido para covid e coleta de exames laboratoriais previamente agendado.

Segue a relação de unidades:

- Distrito Bandeira: USF Cristo Redentor, USF Arnaldo Estevão de Figueiredo, UBS Universitário e USF Moreninha III.

- Distrito Lagoa: USF Jardim Batistão, USF Vila Fernanda, USF Portal Caiobá e USF Oliveira II.

- Distrito Imbirussu: USF Albino Coimbra, USF Aero Itália, USF Zé Pereira, UBS Silvia Regina e UBS Lar do trabalhador.

- Distrito Segredo: USF Nova Lima, USF Jardim Azaléia, UBS Coronel Antonino, USF Vila Nasser e USF São Francisco.

- Distrito Centro: UBS 26 de Agosto.

- Distrito Prosa: USF Nova Bahia, USF Mata do Jacinto, USF Estrela Dalva, USF Jardim Noroeste e USF Marabá.

- Distrito Anhanduizinho: UBS Dona Neta, USF Iracy Coelho, USF Parque do Sol, USF Anhanduí, USF Los Angeles e USF Jardim Botafogo.

Em Mato Grosso do Sul, há 204.096 casos confirmados de covid-19, sendo 3.895 mortes. Campo Grande responde por mais de 40% dos casos registrados no Estado.  São 82.070 confirmações e 1.706 óbitos.

Nos siga no Google Notícias