ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Capital

TJ julga hoje ação contra lei que obriga prefeitura a construir calçadas

Aline dos Santos | 22/07/2015 10:54
Lei transfere ao Poder Executivo a obrigação pela manutenção de calçada. (Foto: Simão Nogueira)t
Lei transfere ao Poder Executivo a obrigação pela manutenção de calçada. (Foto: Simão Nogueira)t

O TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) julga nesta quarta-feira ação da prefeitura de Campo Grande contra a Câmara Municipal para derrubar a Lei 257, que transfere ao Poder Executivo a obrigação pela manutenção e conservação das calçadas. A legislação foi publicada em 13 de março deste ano, promulgada pelo presidente da Casa de Leis, vereador Mario Cesar (PMDB).

Na Adin (Ação Direta de Inconstitucionalidade), em pedido de liminar, a prefeitura alega que a lei resulta em aumento de despesas, pois fica obrigada a construir e reparar passeios públicos, o que antes era da responsabilidade dos proprietários dos imóveis. O novo gasto não tem previsão na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária).

A Câmara Municipal informou que não estão presentes os requisitos para a concessão da liminar. Já a Procuradoria-Geral de Justiça opinou pela suspensão da Lei 257.

Conforme a legislação, que alterou o Código de Polícia Administrativa da cidade, apesar das intervenções poderem ser executadas pelo poder público, os custos deverão ser cobrados dos proprietários na forma de contribuição, a título de melhoria. Apenas quem tiver imóvel isento de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) terá o serviço e manutenção feitos de graça, visto que as obras serão consideradas de cunho social.

Nos siga no Google Notícias