ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 26º

Capital

TJ libera grafite para combater pichações em escola histórica

Edivaldo Bitencourt | 16/09/2015 16:21
Proibida pela Justiça de grafitar muro, escola é alvo de pichações (Foto; Gerson Walber)
Proibida pela Justiça de grafitar muro, escola é alvo de pichações (Foto; Gerson Walber)

O TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) liberou a utilização de grafite para combater as pichações na Escola Estadual Maria Constança de Barros Machado, no Bairro Amambaí, tombada como patrimônio histórico e cultural de Campo Grande. O projeto foi suspenso pela Justiça a pedido do MPE (Ministério Público Estadual), que pretendia manter o patrimônio público.

O Governo do Estado recorreu contra a liminar que suspendeu o projeto “Grafite Legal” no muro da escola. A principal alegação é de que a decisão é equivocada, porque o muro da escola é objeto constante de pichações. Também alegou que o programa é aceito na comunidade.

Conforme a Procuradoria Geral do Estado, Fundação de Cultura desenvolve o projeto em parceria com a comunidade e os estudantes. O Governo alegou que a grafitagem tem caráter temporário e protege a escola da ação dos vândalos.

O relator do processo na 4ª Câmara Cível, desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, destacou o apoio do projeto por parte da comunidade e de outros institutos de conservação do patrimônio público. Ele não avalia que o “Grafite Legal” violaria o projeto arquitetônico da escola, desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer.

Duarte lembrou que os muros da escola são constantemente pichados, apesar do esforço do poder público em mantê-los limpos e pintados na cor branca. A poluição visual é freqüenta na Orla Morena.

Ele frisou ainda, no relatório, que o programa cumpre o papel educacional e orienta à reflexão sobre a proteção do patrimônio público. “Uma vez que a prática de grafite realizada com o objetivo de valorizar o patrimônio público ou privado, mediante manifestação artística, não constitui crime, desde que haja consentimento”, afirmou.

A 4ª Câmara Cível aprovou, por unanimidade, o recurso do Governo estadual e suspendeu a liminar do juiz da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos, David de Oliveira Gomes Filho, de maio deste ano. Ele tinha acatado pedido feito pela promotora de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural, Luz Marina Borges Maciel Pinheiro.

Patrimônio histórico da Capital, escola é alvo de pichações (Foto: Gerson Walber)
Patrimônio histórico da Capital, escola é alvo de pichações (Foto: Gerson Walber)
Nos siga no Google Notícias