ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JANEIRO, SÁBADO  10    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Trabalhadores recebem salário e 13º e suspendem paralisação na Santa Casa

Depósitos ocorreram na tarde desta sexta-feira, após mobilização de funcionários de vários setores

Por Ketlen Gomes | 09/01/2026 15:17
Trabalhadores recebem salário e 13º e suspendem paralisação na Santa Casa
Profissionais da Santa Casa protestam contra o atraso no pagamento dos salários na manhã desta sexta-feira. (Foto: Henrique Kawaminami)

O pagamento do salário de dezembro e da segunda parcela do 13º salário dos funcionários da Santa Casa de Campo Grande foi confirmado na tarde desta sexta-feira (9). A informação foi repassada pelo presidente do SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lázaro Santana, após o início dos depósitos na conta dos profissionais.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Santa Casa de Campo Grande efetuou o pagamento do salário de dezembro e da segunda parcela do 13º salário aos funcionários nesta sexta-feira (9), após atrasos que provocaram mobilização dos trabalhadores. Com a confirmação dos depósitos, o movimento de paralisação foi suspenso pelo SIEMS. A Prefeitura de Campo Grande firmou dois novos termos aditivos ao convênio com a instituição, totalizando mais de R$ 57 milhões em repasses. O acordo, mediado pelo Ministério Público, visa evitar o colapso do hospital e está condicionado a exigências como auditoria externa e mudanças na gestão financeira.

Segundo ele, os pagamentos começaram entre 12h30 e 13h. “De 12h30 até 13h, a Santa Casa começou a fazer o depósito do salário de dezembro e do 13º, que faltava 50% do valor”, afirmou. Com a confirmação do crédito, o movimento de paralisação da categoria foi suspenso.

Os trabalhadores haviam iniciado mobilização ainda pela manhã, após o atraso no pagamento do salário, que deveria ter sido efetuado na quinta-feira (8). Além disso, havia preocupação de que a segunda parcela do 13º salário, negociada após paralisações ocorridas em dezembro, não fosse quitada.

De acordo com Lázaro Santana, durante o início da mobilização, a Santa Casa apresentou diferentes justificativas para o atraso. “A Santa Casa deu várias justificativas, mas como tem problemas todos os meses, não dá para esperar”, disse o dirigente sindical.

Inicialmente, o hospital informou ao sindicato que não teria recebido o aporte financeiro do Governo do Estado. Em seguida, apontou problemas técnicos no sistema de repasse da Prefeitura de Campo Grande. Ao Campo Grande News, o presidente da Santa Casa, Alir Terra, confirmou que houve falha de tecnologia da informação no sistema municipal e que o recurso já estava sendo disponibilizado. A assessoria da instituição afirmou que os salários seriam pagos assim que o dinheiro entrasse na conta do hospital.

Ainda nesta sexta-feira, a Prefeitura de Campo Grande firmou dois novos termos aditivos ao convênio mantido com a Santa Casa. Os aditivos ampliam os repasses financeiros e prorrogam a vigência do acordo, firmado originalmente em 2021. Juntos, os valores superam R$ 57 milhões e estendem o convênio até o fim de abril deste ano.

O acordo foi mediado pelo MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul), com participação do Governo do Estado, da prefeitura e da direção do hospital, como tentativa de evitar o colapso total da unidade. Os recursos deverão ser destinados, principalmente, ao pagamento de salários atrasados e do 13º salário dos funcionários, especialmente médicos contratados como pessoa jurídica, além da retomada de serviços suspensos por falta de pagamento.

O repasse tem caráter emergencial e está condicionado a uma série de exigências. Entre elas estão a contratação de auditoria externa das contas, mudanças na gestão financeira e a prestação regular de contas, conforme regras estabelecidas pelo Estado. Também ficou definido que os recursos não poderão ser utilizados para pagamento de fornecedores, impostos ou dívidas bancárias.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.