ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 18º

Capital

Trabalho para evitar inundações em barracos deve terminar nesta sexta

Christiane Reis | 16/02/2017 17:43
Equipe trabalha para rebaixar e compactar as ruas do loteamento. (Foto: Divulgação)
Equipe trabalha para rebaixar e compactar as ruas do loteamento. (Foto: Divulgação)

O trabalho de rebaixamento e compactação das vias do loteamento Teruel II, onde estão parte das famílias transferidas da antiga Cidade de Deus, deve ser concluído nesta sexta-feira (17), segundo informou a Sisep (Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos).

As casas foram construídas abaixo do nível da rua, conforme informou a secretaria, o que contribui para as inundações. Segundo os moradores, em dias de chuva a situação ficas difícil porque os barracos ficam todos alagados.

Para o vigilante Leandro Andrade, 29 anos, a expectativa é que com o trabalho que está sendo realizado as famílias tenham mais tranquilidade nos dias de chuva. “Fica muito difícil para resolver a situação, agora esperamos que fique melhor”, disse.

Por diversas vezes o Campo Grande News visitou o loteamento. São inúmeras as histórias de famílias que relataram precisar cobrir-se com lona em dias de chuva para tentar dormir. No dia 28 de dezembro do ano passado, a reportagem constatou que após a chuva poças são formadas e na falta de espaço para lazer, as crianças brincam nos locais, enquanto dentro dos barracos, segundo os adultos, a convivência com animais peçonhentos torna tudo mais difícil. Há relatos de captura de lacraias e escorpiões.

Crianças brincavam em poças d'água quando a reportagem visitou o local em dezembro. (Foto: Simão Nogueira/Arquivo)
Crianças brincavam em poças d'água quando a reportagem visitou o local em dezembro. (Foto: Simão Nogueira/Arquivo)

Reivindicação – O rebaixamento das vias foi uma das reivindicações dos moradores, que na segunda-feira (13) protestaram contra a demora na conclusão das obras das casas. Os moradores bloquearam a BR-262 em trecho próximo ao aterro sanitário do Bairro Dom Antônio Barbosa.

No dia seguinte, a Emha (Agência Municipal de Habitação) acordou com os moradores que cada família será responsável por concluir a obra da própria casa, com auxílio técnico oferecido pelo município. O município busca parceria com o Governo do Estado para a aquisição do material necessário.

Histórico - Em março completa um ano que a prefeitura transferiu 314 famílias da favela Cidade de Deus, próximo ao Dom Antônio Barbosa, para áreas no Bom Retiro, região da Vila Nasser; Canguru; Teruel II e Vespasiano Martins.

À época, a ONG Morhar foi contratada para conduzir a construção de casas, no sistema de mutirão assistido. Nas três primeiras áreas o trabalho foi interrompido, as famílias continuam morando em barracos e vivendo em condições precárias. Apenas no Vespasiano Martins as casas foram parcialmente finalizadas. O contrato com a ONG está sendo auditado.

Nos siga no Google Notícias