ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Um ano depois, transferência de famílias resultou em três novas favelas

Christiane Reis | 13/02/2017 17:33
No Bom Retiro, obra das casas está parada há meses. (Foto: Simão Nogueira)
No Bom Retiro, obra das casas está parada há meses. (Foto: Simão Nogueira)

Em março completa um ano que a prefeitura transferiu 314 famílias da favela Cidade de Deus, próximo ao Dom Antônio Barbosa, para áreas no Bom Retiro, região da Vila Nasser; Canguru; Teruel II e Vespasiano Martins. Um ano depois, nada do planejado aconteceu e, na prática, o que houve foi a transformação de uma favela em outras três na cidade.

À época, a ONG Morhar foi contratada para conduzir a construção de casas, no sistema de mutirão assistido. Nas três primeiras áreas o trabalho foi interrompido, as famílias continuam morando em barracos e vivendo em condições precárias. Apenas no Vespasiano Martins as casas foram parcialmente finalizadas.

“Ali na Cidade de Deus não passávamos tanto aperto. Viemos para cá com a expectativa de termos nossa casa e agora não temos perspectiva de nada”, diz o jardineiro Rogério Carvalho do Carmo, 30 anos. 

No Bom Retiro, onde vive Rogério do Carmo com a esposa e mais três filhos, a construção da casas ainda está incipiente. Ocorre que o trabalho, feito em sistema de mutirão assistido seria coordenado pela ONG (Organização Não-Governamental) Morhar Organização Social, que forneceria material e profissionais para orientar que os próprios moradores levantassem a casa.

Rogério do Carmo conta que o trabalho estagnou e ninguém mais apareceu para falar com os moradores. “A nossa situação ficou bem difícil, porque apesar de o bairro ser bom, por outro lado o custo de vida é muito mais alto. Para ter ideia, enquanto um pão custava R$ 0,25 no Dom Antônio, aqui custa R$ 0,50. Sem contar que tínhamos a opção de coletar materiais recicláveis e fazer dinheiro”, aponta.

Rogério do Carmo diz que o custo de vida aumentou. (Foto: Simão Nogueira)
Rogério do Carmo diz que o custo de vida aumentou. (Foto: Simão Nogueira)
Alex Roges diz que a indignação é a mesma até hoje. (Foto: Simão Nogueira)
Alex Roges diz que a indignação é a mesma até hoje. (Foto: Simão Nogueira)

O vigilante Alex Rodrigues Roges, 29 anos, tem a mesma opinião. “Ali podíamos coletar materiais recicláveis e isso facilitava. Aqui tem muita família que está sem trabalho”, disse. Ele mantém em frente de casa a palavra de protesto que expressou o sentimento da família em agosto do ano passado, quando as obras foram paralisadas e os moradores interditaram parte da Rua Pedro José dos Santos.

“A indignação é a mesma daquela época. Viemos para cá com a promessa de uma casa digna, mas estamos do mesmo jeito, morando em barraco no fundo, porque não há condições de terminar a casa”, lamenta. Ele também divide o barraco com a esposa e três filhos.

Para Jucelene Roas, 21 anos, a situação piora em dias de chuva. “A situação ficou bem precária porque aqui o barraco não é estruturado como era lá, então entra água e fica tudo bem difícil”, diz.

Protesto – Desde meados do ano passado até aqui houve protesto em todos os loteamentos. O mais recente foi na manhã desta segunda-feira (13), quando moradores da antiga favela Cidade de Deus bloquearam a BR-262, no trecho próximo ao aterro sanitário no Bairro Dom Antônio Barbosa. Eles reivindicavam o término da construção de casas nos loteamentos para onde foram transferidas as famílias.

Moradores da antiga Cidade de Deus interditaram BR-262 nesta segunda-feira. (Foto: Marcos Ermínio)
Moradores da antiga Cidade de Deus interditaram BR-262 nesta segunda-feira. (Foto: Marcos Ermínio)

No protesto, os moradores alegaram que enfrentam problemas de constantes inundações dos barracos onde vivem, e solicitaram doações principalmente de colchões. No fim da manhã, o diretor-presidente da Emha (Agência Municipal de Habitação de Campo Grande), Enéas Neto esteve no local e disse que sua missão era vistoriar as condições dos barracos e avaliar o que a prefeitura pode fazer emergencialmente pelos moradores.

Revisão – A Emha informou que o contrato firmado com o município está sendo revisado e ainda não há prazo para uma definição. A situação contratual para a construção de moradias nas quatro áreas designadas para o reassentamento dos moradores da Cidade de Deus será auditado.

Além disso, a Emha também informou que medidas para solucionar, o mais rápido possível, a situação dessas famílias estão sendo estudadas juntamente com o Governo do Estado.

Quanto à situação de inundações, ainda segundo a empresa, equipe será designada para fazer o rebaixamento da rua, formando, assim, um leito de escoamento para que não entrem mais as águas nos lotes. A expectativa é fazer este trabalho ainda nesta semana.

Nos siga no Google Notícias