A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

22/04/2014 18:05

Três meses após instalação de luz, sem-terra abandonam acampamento

Filipe Prado
Várias famílias destruíram os barracos e irão se mudar para uma área indefinida (Foto: Pedro Peralta)Várias famílias destruíram os barracos e irão se mudar para uma área indefinida (Foto: Pedro Peralta)

Três meses depois da inauguração de energia elétrica, sem-terra do acampamento Estrela I começaram a destruir barracos e, até o fim da semana, vão se mudar para um local sem eletricidade. O acampamento, que faz parte do MAF (Movimento Sul-mato-grossense da Agricultura Familiar), foi o primeiro do Brasil a contar com energia.

Além da luz, os sem-terra do local também passaram a contar com água, retirada de dois poços artesianos construídos pelo Governo estadual e pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária).

De acordo com o um dos administradores do assentamento, Vilmar Moraes, 27 anos, eles ainda estão em processo de mudança. “Estamos em negociação com o Governo. Eu ainda não sei ao certo o motivo da mudança, mas isso faz parte da negociação”, contou.

Ele disse que um equipe do MAF se reuniu na tarde de hoje (22) com o Incra para definir os detalhes da mudança, porém ainda não sabe para onde vão. “Algumas já derrubaram os barracos e vão sair hoje, mas ainda não sei para que local”, relatou Vilmar.

A nova área para onde as cerca de 600 famílias sem-terra irão podem não ter energia elétrica. “Provavelmente não terá energia, mas nós vamos nos mudar, vai que seja a nossa área fica”, acreditou o administrador.

“Nós só ainda não sabemos se mudaremos para dentro da área ou para fora”, complementou Valmir. Há quatro anos, o Incra não assentava nenhuma família no Estado.

A obra, que tem apoio do Governo, custou cerca de R$ 10 mil. Segundo o Incra não houve a instalação de energia elétrica em outros acampamentos para não incentivar a propagação de sem-terra no Estado.

Sesau e SES recolhem quase 10 toneladas de lixo no Jardim Noroeste
A ação de recolhimento de lixo realizada em casas e terrenos baldios no Jardim Noroeste - bairro localizado na regiões leste de Campo Grande - somou ...
Apae recebe doação de brinquedos da campanha Compartilhe o Natal
Foi iniciado nesta segunda-feira (11) a entrega de brinquedos arrecadados na campanha "Compartilhe o Natal", realizado pelo Ministério Público Estadu...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions