A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

29/12/2014 14:53

TRF manda Unimed incluir enfermeiro na ambulância do SOS

Edivaldo Bitencourt

O TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) concedeu liminar para obrigar a Unimed a incluir um enfermeiro na ambulância do SOS. O pedido foi feito pelo Coren/MS (Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso do Sul).
A liminar é do desembargador Johonson di Salvo. Ele fixou multa diária em R$ 500 em caso de descumprimento da decisão a partir do 15º dia após a publicação no Diário Oficial da Justiça Federal.

Segundo fiscalização feita pelo conselho, a Unimed só mantinha um técnico de enfermagem, de nível médio, na viatura, que contava com um socorrista/motorista e um médico de plantão.

O Coren/MS exigiu que a cooperativa dos médicos adote o mesmo procedimento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Para o presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Diogo Nogueira do Casal, o objetivo é garantir o atendimento com segurança ao paciente e dar condições de trabalho para a equipe.

A Unimed argumentou que um enfermeiro é o responsável administrativo pelo serviço e que não há previsão legal obrigando o deslocamento em todos os atendimentos da ambulância.

Esta linha chegou a ser acatada pela Justiça em primeira instância, mas não prevaleceu na segunda. “O enfermeiro presta todos os cuidados próprios da Enfermagem, capacitado para os cuidados de maior complexidade técnica que exigem conhecimentos científicos e capacidade de tomar decisões; enquanto isso, pela natureza própria de sua formação profissional, o técnico de enfermagem presta cuidados mais simples e ainda sob orientação, supervisão e direção do enfermeiro”, destacou o desembargador do TRF3.

Moradores prendem suspeito de assaltar mulher com criança no colo
Armado com uma faca, Igor Mateus Lima da Costa, 19 anos, assaltou uma mulher que estava com o filho no colo e acabou preso por moradores. O caso acon...
Homem de 30 anos é esfaqueado e fica em estado grave
Bartolomeu Gomes de Araújo Barbosa, 30 anos, ficou gravemente ferido após ser atingido a golpes de faca no abdômen, na noite de ontem (12), na Rua Bo...
Após documento vazar, Sesau diz que hemogramas não foram suspensos
A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) afirmou que os hemogramas continuam sendo feitos na rede pública de saúde de Campo Grande. A informação inici...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions