ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Tribunal mantém condenação de mulher que se passava por advogada

Nadyenka Castro | 01/03/2012 13:39

Margareth Vilela Pereira, 46 anos, foi presa em março do ano passado e condenada a cinco anos de prisão. Ela recorreu da sentença, mas os desembargadores negaram o recurso

Margareth foi autuada em flagrante em março do ano passado. (Foto: Simão Nogueira)
Margareth foi autuada em flagrante em março do ano passado. (Foto: Simão Nogueira)

A 2ª Turma Criminal do TJ-MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) manteve a condenação de Margareth Vilela Pereira, 46 anos, presa em março do ano passado pelo crime de estelionato. Ela se passava por advogada e foi autuada em flagrante após enganar um deficiente visual de 50 anos.

A golpista foi condenada pelo estelionato a pena de cinco anos e três meses de reclusão em regime fechado e de 84 dias-multa. Inconformada com a sentença em primeiro grau, ela recorreu ao TJ-MS pedindo absolvição.

Ela alegou que necessita de tratamento psicológico, tendo em vista as suas atitudes doentias. Sustentou também o reconhecimento da confissão espontânea como atenuante.

Por maioria dos votos e com o parecer da Procuradoria Geral de Justiça, a 2ª Turma Criminal negou o recurso de apelação.

Sobre as questões psicológicas da golpista, o relator desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte entende que “a defesa não trouxe aos autos qualquer prova que pudesse corroborar tal afirmação, pelo contrário, a própria acusada, quando inquirida em juízo, sustentou ser pessoa esclarecida, com curso superior completo na área de educação”.

Quanto à confissão espontânea, o relator reexaminou os autos concluiu: “Verifica-se que não houve confissão, pelo contrário, ela negou a prática do crime de estelionato e afirmou que jamais se apresentou como advogada. Sua conduta consistia em prestar favores aos seus clientes e todos sabiam que ela não era advogada. Acrescentou ainda que sequer cobrava pelos seus serviços”.

Por fim, o desembargador relator cita jurisprudência do STJ (Superior Tribunal de Justiça) e do próprio TJMS, concluindo que “a vasta ficha de antecedentes da ré, dando conta da prática de inúmeros delitos da mesma espécie não pode ser desconsiderada, levando à conclusão que não se trata de continuidade delitiva, mas reiteração criminosa”, mantendo, assim, a sentença de 1º grau.

O caso - Margareth foi autuada em flagrante quando estava em liberdade condicional. Ela é conhecida da Polícia desde 1992, sendo que em 1993 foi presa em flagrante pela Derf (Delegacia Especializada de Repressão a Crimes de Roubos e Furtos).

Ela ficou presa por cinco anos, fugiu em 2006 e foi encontrada em 2007, ano que teria aplicado a maior quantidade de golpes.

De acordo com a Polícia Civil, em 2007 ela se passava por responsável por cursos técnicos gratuitos “fantasmas” e recrutava participantes cobrando R$ 70 pela matrícula.

Três anos depois disse a uma vítima que era funcionária de um cartório e conseguiria aposenta-la. Pelo serviço cobrou R$ 2 mil.

Nos siga no Google Notícias