ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Capital

UCDB sedia até quinta-feira conferência de educação das Américas

Helton Verão | 25/08/2013 22:01

Representantes de Instituições Salesianas de Educação Superior (IUS) de toda a América estarão reunidos na unidade centro da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), entre hoje e quinta-feira, durante a V Conferência das IUS da América.

As discussões estarão centradas no documento “Políticas para a presença Salesiana na Educação Superior 2012-2016”, elaboradas pelos reitores e diretores da IUS participantes da VI Assembleia Geral das IUS, em julho de 2012 e, depois, aprovadas pelo Reitor-Mor e seu Conselho.

Programação - São esperados para o evento representantes do México, Guatemala, El Salvador, Peru, Equador, Chile, Argentina, Bolívia, entre outros países.

As discussões começam dia 26, na UCDB Centro, com missa celebrada pelo arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa, seguida da abertura oficial do evento, às 9h, com a presença do Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, Pe. Lauro Takaki Shinohara, do Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni, do Conselheiro Regional da América Cone-Sul, Pe. Natale Vitali, do Conselheiro Regional da Interamericana, Pe. Esteban Ortiz, e do Coordenador Mundial das IUS, Ir. Mario Olmos.

A partir das 9h30, tem início a I Sessão, com a apresentação geral dos trabalhos feitos por Pe. Marcos Sandrini, diretor da Faculdade Dom Bosco de Porto Alegre e coordenador das IUS da América. Às 10h30, Ir. Olmos aborda o Processo das IUS em nível mundial e Políticas para presença salesiana na educação superior e Programa Comum 4 (2012-2016). Após o almoço, às 14h30, inicia-se a III Sessão do dia, com a Avaliação do Processo das IUS da América e Apresentação de experiências nas IUS da América.

Para o segundo dia de atividades, estão programadas celebração presidida por Pe. Thelian Argeo Corona Cortes, Reitor da Universidad Salesiana de Bolívia, a partir das 7h15; conferência sobre Desafios do contexto atual à Educação Superior Católica; e o painel A qualidade da proposta educativa para um impacto na sociedade. No período da tarde, uma visita ao campus da UCDB e ao Museu das Culturas Dom Bosco, no Parque das Nações Indígenas da Capital.

Na quarta-feira, 28 de agosto, estão previstas missa presidida por Pe. Jair Marques, do Unisalesiano de Lins e Araçatuba, apresentação de trabalhos de grupo, assembleia e reunião de definição das linhas de trabalho prioritárias para as IUS da América.

No último dia de trabalhos, acontece a apresentação e votação do Plano de Trabalho e conclusão da conferência.

Nos siga no Google Notícias