ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Capital

Valor de taxa sobre corrida da Uber deve ser definida nesta quarta-feira

Esta deve ser a última reunião, em que também será realizada a revisão do texto final de regulamentação das caronas remuneradas

Richelieu de Carlo | 26/04/2017 15:03
Motorista de aplicativo atua em avenida movimentada de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)
Motorista de aplicativo atua em avenida movimentada de Campo Grande. (Foto: Marcos Ermínio)

A definição das formas de cobrança e dos valores de impostos e taxas a serem recolhidos pelas empresas de caronas pagas por meio de aplicativo de celular, como a Uber, será discutido nesta quarta-feira (26), em reunião na Prefeitura de Campo Grande. A expectativa é de que seja a última conferência antes da publicação do decreto que vai regulamentar o serviço.

Comissão formada pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e entidades da organização civil deve se reunir a partir das 18h, no Paço Municipal. As duas principais pautas serão os detalhes do pagamento de impostos pelas empresas na Capital e a revisão do texto do decreto que regulamenta as caronas remuneradas.

As informações são do vereador Junior Longo (PSDB), presidente da Comissão de Transporte da Câmara Municipal e integrante do grupo que discute a regulação. De acordo com o parlamentar, faltam apenas alguns pontos para determinar o texto final.

Conforme o parlamentar, com relação aos impostos, Campo Grande não tem arrecadação sobre os serviços prestados pelas OTT (Operadoras de Tecnologia de Transporte), que são recolhidos no município onde fica a sede da empresa, no caso da Uber fica em São Paulo (SP).

Atualmente as empresas recolhem o ISSQN (Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza) sobre os 25% que são descontados pelos aplicativos no valor total da corrida, os outros 75% ficam com o motorista. Na reunião de hoje, serão discutidas mudanças neste sistema.

O principal ponto é que o ISS pago pelas empresas passe a ser recolhido para Campo Grande. Conforme Junior Longo, nas cidades onde houve regulamentação já funciona desta maneira e as companhias estão cientes disso.

“Já conversamos com a Uber para que o imposto seja arrecadado pela cidade onde o motorista trabalha, como acontece em Porto Alegre, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte”.

Outra questão é que também seja pago uma taxa sobre o valor do quilômetro rodado. “A proposta é de haja uma contribuição de dez centavos sobre o quilômetro rodado”, explica o vereador.

Segundo ele, todos os valores de impostos serão cobrados da empresa dona do aplicativo, sem ônus para o motorista ou aumento nos valores das corridas. E será definido como será a forma como a prefeitura vai cobrar esse tipo de “contribuição”.

A perspectiva é de que a reunião desta quarta-feira possa ser a última antes da publicação das mudanças no decreto que regulamenta as caronas pagas. “Faltam algumas coisinhas pendentes, mas tudo indica que hoje possa ser a última”, afirma Junior Longo.

Definido - Nos encontros anteriores ficou estabelecida a comprovação de seguro de vida, inscrição de profissionais no INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), placas vermelhas e veículos com até cinco anos de fabricação, além de não haver limites na quantidade de motoristas de aplicativos. Estes pontos estarão no decreto a ser assinado pelo prefeito de Campo Grande, Marquinhos Trad (PSD).

Nos siga no Google Notícias