ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 24º

Capital

Taxistas falam até em proibir Uber de estacionar em locais públicos

Na semana passada, Comissão que trata do tema decidiu por oito votos a cinco que não iria impor limite para motoristas de aplicativo

Lucas Junot e Amanda Bogo | 18/04/2017 16:08
Taxistas e mototaxistas ocupam o plenário da Câmara para tentar reverter decisão pela não limitação no número de Ubers (Foto: Alcides Neto)
Taxistas e mototaxistas ocupam o plenário da Câmara para tentar reverter decisão pela não limitação no número de Ubers (Foto: Alcides Neto)

Contrários à definição de não impor limites no número de carros e motoristas que oferecem ‘caronas pagas’ por meio de aplicativo de celular, cerca de 100 taxistas e mototaxistas manifestam descontentamento em reunião com vereadores na tarde desta terça-feira (18). Falam até em proibir motoristas da Uber de estacionar em locais públicos.

Eles querem reverter a decisão, tomada semana passada por uma comissão municipal que estuda o assunto, e empunham cartazes pedindo apoio. Alegam que o táxi é sua única fonte de renda.

O presidente do Sindicato dos Taxistas de Mato Grosso do Sul, Bernardo Quartim, argumenta que a medida inviabiliza a atuação comercial do segmento. “Estamos reivindicando um novo delineamento porque hoje trabalhadores não estão sendo contemplados, estão tendo seus direitos feridos por essa falta de regulamentação que faz perder espaço no mercado”, defende.

Mais radical, João Ricardo Alves da Silva, de 53 anos, taxista há 28, alega que não consegue mais pagar as contas depois que a Uber chegou a Campo Grande. “Minhas corridas caíram 60%. A solução é limitar a 490 Uber, exigir que usem placas vermelhas, que fiquem distantes pontos (de táxi) e que não possam parar em locais públicos onde haja táxi”, dispara.

Durante suas falas, representantes da categoria querem também que a prefeitura encomende estudo de viabilidade financeira para aprovação dos novos alvarás, “pois não vão ter onde alocar novos profissionais”.

Eles referem-se à liberação de 217 novos alvarás para motoristas auxiliares, ponto já determinado pelo prefeito, Marquinhos Trad (PSD).

Na reunião da última quarta-feira (12), a Comissão Especial que trata do assunto votou os primeiros encaminhamentos. O placar da votação foi de oito votos favoráveis a quebrar a limitação de carros para aplicativos como Uber e similares, enquanto cinco foram contra. Não foi divulgado quem votou contra ou a favor.

Além do prefeito da Capital, Marquinhos Trad, fazem parte do grupo vereadores, secretários municipais, Ministério Público Estadual, OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Mato Grosso do Sul) e representantes dos motoristas, taxistas e mototaxistas.

Nos siga no Google Notícias